UM ANO
Os cursos do TO Graduado no interior, são descentralizados em Unidades Educacionais Tecnológicas distribuídas em Sítio Novo, e em mais 10 municípios do Estado.
A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), publicou nesta quarta-feira, 7, edital do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica na Modalidade à Distância (PIICT-EaD) para o ciclo 2023/2024. São ofertadas 50 bolsas, no valor de R$ 700,00, pelo período de 1º de setembro de 2023 a 31 de agosto de 2024. Veja aqui o edital completo.
Conforme o edital, o programa é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e para a iniciação em pesquisa de estudantes dos cursos de nível superior de formação tecnológica do Projeto de Interiorização Universitária Tecnológica (TO Graduado), servindo de incentivo à formação em pesquisa. O programa envolve pesquisa básica ou pesquisa aplicada, utilizando o método científico para produzir conhecimento.
Dentre os requisitos para participação, o acadêmico deve estar regularmente matriculado em curso de nível superior de formação tecnológica do TO Graduado, no período de vigência do ciclo e não pode possuir vínculo empregatício e dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa; possuir currículo Lattes registrado e atualizado na Plataforma Lattes do CNPq no ano corrente; fazer parte de Projeto de Pesquisa institucionalizado na Diretoria de Pesquisa (Propesp) da Unitins, até o final da execução do plano de trabalho, dentre outros.
Para concorrer, os interessados deverão submeter à avaliação as propostas de projetos, de forma on-line, no período de 12 de junho a 5 de julho de 2023. A documentação exigida pode ser consultada no edital. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 17 de agosto de 2023.
"A gestão da Universidade valoriza a ciência e a pesquisa. Essa oportunidade ampliará a vivência acadêmica e trará aprendizado extra de forma a qualificar ainda mais os profissionais que serão formados pela Unitins", comenta a diretora de Educação Tecnológica da Unitins, Neila Oliveira.
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Ana Flávia Gouveia de Faria, explica que as bolsas serão divididas, sendo duas para curso/polo, garantindo assim que haja pesquisa em todos os cursos e em todos os polos do TO Graduado. “As pesquisas de iniciação científica precisarão estar vinculadas a um projeto macro institucionalizado na Diretoria de Pesquisa da Unitins e a um grupo de pesquisa institucionalizado na Unitins e certificado pelo CNPq. Os projetos macro institucionalizados abordarão temas semelhantes e complementares nos três cursos do TO Graduado. O objetivo principal tanto do projeto macro como das iniciações científicas é impactar a região/município onde está sendo realizado, por meio da pesquisa científica, trazendo desenvolvimento para toda a região”, enfatiza.
Implantado em 2022, os cursos do TO Graduado são institucionalizados e centralizados no Câmpus Palmas e descentralizados em Unidades Educacionais Tecnológicas distribuídas em 11 municípios do Estado: Araguaçu, Caseara, Colinas do Tocantins, Colméia, Guaraí, Itacajá, Miranorte, Natividade, Paranã, Ponte Alta do Tocantins e Sítio Novo.