Facebook
09/06/2023 - 12h40m

UM ANO

SÍTIO NOVO: Unitins divulga edital com bolsas de iniciação científica para acadêmicos do TO Graduado

Por Bico 24 Horas

Os cursos do TO Graduado no interior, são descentralizados em Unidades Educacionais Tecnológicas distribuídas em Sítio Novo, e em mais 10 municípios do Estado.

São ofertadas 50 bolsas no valor de R$ 700,00 pelo período de um ano (Foto: Divulgação)

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), publicou nesta quarta-feira, 7, edital do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica na Modalidade à Distância (PIICT-EaD) para o ciclo 2023/2024.  São ofertadas 50 bolsas, no valor de R$ 700,00, pelo período de 1º de setembro de 2023 a 31 de agosto de 2024. Veja aqui o edital completo.

Conforme o edital, o programa é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e para a iniciação em pesquisa de estudantes dos cursos de nível superior de formação tecnológica do Projeto de Interiorização Universitária Tecnológica (TO Graduado), servindo de incentivo à formação em pesquisa. O programa envolve pesquisa básica ou pesquisa aplicada, utilizando o método científico para produzir conhecimento.

Dentre os requisitos para participação, o acadêmico deve estar regularmente matriculado em curso de nível superior de formação tecnológica do TO Graduado, no período de vigência do ciclo e não pode possuir vínculo empregatício e dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa; possuir currículo Lattes registrado e atualizado na Plataforma Lattes do CNPq no ano corrente; fazer parte de Projeto de Pesquisa institucionalizado na Diretoria de Pesquisa (Propesp) da Unitins, até o final da execução do plano de trabalho, dentre outros.

Para concorrer, os interessados deverão submeter à avaliação as propostas de projetos, de forma on-line, no período de 12 de junho a 5 de julho de 2023.  A documentação exigida pode ser consultada no edital. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 17 de agosto de 2023.

"A gestão da Universidade valoriza a ciência e a pesquisa. Essa oportunidade ampliará a vivência acadêmica e trará aprendizado extra de forma a qualificar ainda mais os profissionais que serão formados pela Unitins", comenta a diretora de Educação Tecnológica da Unitins, Neila Oliveira.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Ana Flávia Gouveia de Faria, explica que as bolsas serão divididas, sendo duas para curso/polo, garantindo assim que haja pesquisa em todos os cursos e em todos os polos do TO Graduado. “As pesquisas de iniciação científica precisarão estar vinculadas a um projeto macro institucionalizado na Diretoria de Pesquisa da Unitins e a um grupo de pesquisa institucionalizado na Unitins e certificado pelo CNPq. Os projetos macro institucionalizados abordarão temas semelhantes e complementares nos três cursos do TO Graduado. O objetivo principal tanto do projeto macro como das iniciações científicas é impactar a região/município onde está sendo realizado, por meio da pesquisa científica, trazendo desenvolvimento para toda a região”, enfatiza.

Implantado em 2022, os cursos do TO Graduado são institucionalizados e centralizados no Câmpus Palmas e descentralizados em Unidades Educacionais Tecnológicas distribuídas em 11 municípios do Estado: Araguaçu, Caseara, Colinas do Tocantins, Colméia, Guaraí, Itacajá, Miranorte, Natividade, Paranã, Ponte Alta do Tocantins e Sítio Novo.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS