A deputada Estadual, Solange Duailibe, (PT), requereu, à Saneatins, durante sessão plenária desta terça-feira, 09 de abril, providências no sentido da implantação de redes coletoras de esgoto sanitário nas diversas áreas ainda não atendidas, em Palmas.
Segundo a parlamentar, o saneamento é fundamental para as condições de saúde e grande parcela das quadras e bairros palmenses ainda carecem de rede coleta de esgoto.
“Sabemos que, pela falta das redes coletoras, os detritos são descartados inadvertidamente no meio ambiente, sem qualquer tratamento especifico, trazendo a poluição e ocasionando sérios problemas de saúde à comunidade†–destaca.
FGV
Solange argumenta que, de acordo com pesquisas do Instituto Trata Brasil e da Fundação Getúlio Vargas, no Tocantins, o número de internações por doenças gastrointestinais infecciosas somaram 4.258, no ano passado e nove pessoas perderam a vida, sendo que a origem remeteu à falta de saneamento.
“É preciso proporcionar bem estar à coletividade e à Saneatins cabe o dever da implantação do esgoto sanitário, bem como do seu tratamento para evitar danos à vida humana†– conclui a deputada.