Facebook
15/02/2022 - 10h06m

CELEBRAÇÃO

Solenidade de Colação de Grau contempla quase 60 formandos na Unitins de Augustinópolis

A celebração oficializou a formação de acadêmicos dos cursos de Ciências Contábeis, Direito e Enfermagem.

Cerimônia de Colação de Grau na Unitins/Câmpus Augustinópolis (Foto: Nonato Silva/Dicom Unitins)

A cerimônia de Colação de Grau dos cursos de Ciência Contábeis, Direito e Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) - Câmpus Augustinópolis encerra o ciclo de formaturas da instituição no Bico do Papagaio do semestre 2021/2. A solenidade ocorreu na noite da última quinta-feira, 10, no próprio câmpus, presidida pelo reitor Augusto Rezende. A mesa diretiva foi composta, ainda, pela diretora do Câmpus de Augustinópolis, Gisele Leite Padilha; pela coordenadora do curso de Ciências Contábeis/Câmpus Augustinópolis, Ana Paula Monteiro de Oliveira; pela coordenadora do curso de Direito/Câmpus Augustinópolis, Sarah Coelho Lima; e pela coordenadora de Enfermagem/Câmpus Augustinópolis, Hanari Santos de Almeida Tavares.

Os formandos Henrique de Sá Santana, Raimundo Neto Bezerra Costa e Maria Iza Demes Gonçalves representaram os graduandos dos cursos de Ciências Contábeis, Direito e Enfermagem, respectivamente, fazendo os juramentos às respectivas profissões. A Outorga de Grau foi concedida pelo reitor Augusto Rezende para os formandos Adriano Silva da Conceição, de Ciências Contábeis, Fernando Alexandre Borsoi Ximenes Kavalerski, do curso de Direito, e Meris da Silva Gomes, de Enfermagem, representando todos os seus colegas. 

Fernando tinha apenas 18 anos quando começou a cursar Direito na Unitins, em Augustinópolis. Cinco anos depois, aos 22 anos, recebeu o canudo e viu aquele sonho da adolescência se realizar. “Costumo dizer que se antes estávamos em um aquário, agora fomos despejados no rio. Nossa missão é nadar e fugir dos tubarões. Queria agradecer à Unitins por me proporcionar essa experiência. Por ser uma universidade pública, muitas pessoas podem não saber, mas é de extrema qualidade, de muita excelência”, assinalou o recém-graduado.

Formandos recebem a Outorga de Grau representando seus colegas (Foto: Nonato Silva/Dicom Unitins)

Além de celebrar a conclusão de mais uma etapa, a nova bacharela em Enfermagem, Oyama Félix dos Santos, também ficou maravilhada com a cerimônia de Colação de Grau. “Nem as outras [solenidades] pagas que eu já vi foram lindas igual a essa. Foi tudo perfeito. O fato da Unitins ter custeado essa Colação aumentou a possibilidade de participação das pessoas. Na minha turma mesmo tinham várias pessoas que não iam participar, mas quando a Hanari [coordenadora de Enfermagem] disse que a universidade custearia, quase todos mudaram de ideia”, conta a jovem de 22 anos.

A solenidade segue a determinação da Instrução Normativa 02/2020, que estabelece a celebração coletiva entre os cursos de cada Câmpus e com a realização do evento financiado pela universidade.

A comemoração também foi aprovada pelos pais dos formandos que participaram da programação. “Bem organizado, bem preparado, perfeito. Vou levar boas memórias desse dia”, disse a dona Josimar Santana da Silva, mãe do bacharel em Ciências Contábeis, Kairo Santana Barros. “Gostei de toda a organização, foi tudo bem planejado, muito bem organizado”, concordou Cristina Neres Carneiro, mãe do bacharel em Direito, Gabriel Fellipe Neres Carneiro.

Os pais dos recém-graduados também compartilharam a emoção de fazer parte do momento solene que representa a superação das adversidades vividas pelos bacharéis e seus familiares ao longo da trajetória no ensino superior, como destaca a mãe do recém-formado Leonardo de Almeida Chaves. “Eu sinto gratidão a Deus, porque deu essa oportunidade para ele. Foi muito difícil, não foi fácil ficar longe do meu filho, mas é uma vitória conquistada com muito esforço e dedicação, me sinto honrada e muito feliz”, comemorou Márcia Nobre de Almeida.

Emoção que também transborda em cada novo bacharel. O recém-graduado Felipe Pinheiro Eterno Silva, de 22 anos, é natural de Esperantina/TO e teve que superar, primeiro, a distância entre sua casa e a universidade. "O que eu sinto hoje é inexplicável, uma sensação que não consigo descrever. Foram muitas lutas no dia-a-dia, o trabalho, os estudos, mas graças a Deus consegui essa vitória”, celebra o jovem.

Reitor Augusto Rezende discursou durante solenidade de Colação de Grau (Foto: Nonato Silva/Dicom Unitins)

O reitor Augusto Rezende lembrou que os acadêmicos que colaram grau nesta quinta-feira, 10, passaram por muitos processos marcantes dentro da universidade, como a mudança de prédio e a melhoria da estrutura da instituição. “Essa turma teve a oportunidade de fazer essa migração de uma antiga estrutura, que era compartilhada, para uma estrutura adequada e que atende somente a Unitins. Dentro desse momento ainda tivemos o lançamento do curso de Medicina, que trouxe muita estrutura para o câmpus. Ficamos muito felizes de entregar esses alunos para o mercado de trabalho, sabendo também que eles estão entregando uma universidade muito melhor para os próximos acadêmicos”, pontuou.

Para a  coordenadora do curso de Ciências Contábeis/Câmpus Augustinópolis, Ana Paula Monteiro de Oliveira, a qualidade dos profissionais formados pela Unitins é inquestionável. “Agora eles estão indo para o mercado de trabalho, a universidade está entregando bacharéis em Ciências Contábeis formados com o ensino de qualidade da Universidade Estadual do Tocantins. Eu tenho certeza que estamos entregando os melhores profissionais para o mercado de trabalho”, assegurou.

Eu vejo como uma grande transformação na vida de cada acadêmico a evolução profissional e o desenvolvimento pessoal. Acredito que a universidade vem cumprindo o seu papel no desenvolvimento regional. Nós formamos cidadãos competentes, dispostos a cumprir com o papel social do advogado, do operador do Direito”, assinalou a coordenadora do curso de Direito/Câmpus Augustinópolis, Sarah Coelho Lima.

A coordenadora do curso de Enfermagem/Câmpus Augustinópolis, Hanari Santos de Almeida Tavares, destacou a sensação de dever cumprido. “É um momento muito importante. Nós ficamos extremamente felizes de ver que fizemos o nosso papel. Nós estamos entregando vários profissionais capazes de contribuir com o bem-estar da sociedade como um todo”, completou.

Temos a certeza de que esses bacharéis contribuirão para o desenvolvimento da região e de todo o Estado do Tocantins. São profissionais que têm a vivência da pesquisa, interlocução mercadológica muito forte do empreendedorismo, prestação de serviços. Não podemos negar que esses cursos também foram prejudicados pela pandemia nos últimos dois anos, mas são alunos bem formados e com certeza serão sucesso no mercado”, concluiu o reitor Augusto Rezende.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS