MOVIMENTO
O Movimento SOMOS realizou nesta terça-feira, 18, em frente à Câmara Municipal de Palmas, uma manifestação contra a reeleição aos vereadores que possuem mandato. No ato, o grupo também defendeu respeito aos Fiscais de Posturas do Município que, de acordo com o grupo, foram hostilizados recentemente por um parlamentar, enquanto faziam apenas o seu trabalho de fiscalização. Recentemente viralizou nas redes sociais um vídeo do vereador Felipe Fernandes discutindo com fiscais da prefeitura.
De acordo com o estudante Augusto Brito, um dos motivos da manifestação foi a de mostrar para a população palmense a importância de mudar a cara do legislativo municipal. “Se houvesse de fato uma representação eficiente, não estaríamos aqui fazendo esse movimento. Porém, as pessoas com quem conversamos não se dizem representadas pelos 19 vereadores que estão lá. Nós estamos aqui para mostrar que é necessária uma mudança e ela tem que ocorrer agora”, afirmou.
Para a administradora e pesquisadora Thamires Lima, é preciso que a sociedade compreenda que vereador não é patrão, mas um servidor do povo. Na ocasião, ela também lembrou o caso do parlamentar que discutiu com servidores do Executivo. “Os Fiscais de Postura da Prefeitura estavam apenas fazendo seu trabalho, cumprindo Leis que são votadas pelos próprios vereadores desta Casa de Leis. Inclusive o referido vereador subiu o tom pra cima de uma mulher. Isso é inadmissível. Se ele quer defender os comerciantes, que cobre ações efetivas da Prefeitura e não ofenda nossas servidoras e servidores”, destacou.
Conforme o servidor público federal Alexandre Peara, muitos cidadãos que passavam pela avenida em frente à Câmara deram apoio ao movimento. Ele reforçou a importância dos cidadãos e cidadãs palmenses mudarem a cara do Legislativo da Capital. “A sociedade mudou e hoje os tempos são outros. Os cidadãos e cidadãs estão cansados dessa mesmice e da falta de representatividade. Queremos que ocorra uma oxigenação. Vejam os rostos novos, as pessoas novas que não tem vínculo familiar e político. Vamos dar uma oportunidade. Não vamos reeleger os vereadores que estão aí”, concluiu.
O SOMOS
Primeiro mandato coletivo do Tocantins e da Região Norte do Brasil, o movimento objetiva buscar uma vaga na Câmara de Vereadores de Palmas. Esse modelo de candidatura já ocorre em outros Estados como Goiás, Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo, e tem crescido nos últimos tempos nos demais entes federativos.
Nessa nova proposta de democracia além da figura do Vereador, aparecem as figuras dos Covereadores e das Covereadoras, que compartilham da vida do gabinete e tem o mesmo poder de decisão do mandatário. No caso do SOMOS, o vereador que deve ser registrado na urna como candidato será o servidor público e ativista social Alexandre Peara, filiado ao PSB. A covereança será composta inicialmente pela administradora e pesquisadora, Thamires Lima, e pelo estudante e militante da juventude, Augusto Brito.