Policiais civis e militares, bombeiros e assistentes sociais estarão desenvolvendo entre os dias 08 e 12 deste mês de fevereiro a “PolÃcia Comunitária em Ação/Carnaval 2013â€, com o objetivo de disseminar a filosofia de PolÃcia Comunitária durante as festividades. A ação é desenvolvida pela Superintendência de PolÃcia Comunitária em parceria com a PolÃcia Militar, PolÃcia Civil e o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN). De acordo com o cronograma, nos dias 08 a 12 de fevereiro, os servidores da superintendência de polÃcia comunitária estarão em Palmas e AraguaÃna, realizando atividades preventivas por meio da distribuição de folders informativos, abordagens de conscientização em locais de aglomeração de pessoas, orientação à comunidade sobre os riscos do uso de drogas lÃcitas e ilÃcitas, sobretudo acerca dos perigos da combinação da bebida alcoólica e direção, exploração sexual, furtos, roubos e violência em geral, tidos como mais comuns nessa época. Palmas, AraguaÃna e Gurupi contarão com bases comunitárias móveis que auxiliarão o policiamento ostensivo durante o perÃodo carnavalesco, bem como poderão atuar como pontos de acessibilidade para o registro de ocorrências de baixa complexidade, como a perda ou extravio de documentos, e denúncias em geral. Segundo o Superintendente de PolÃcia Comunitária, Coronel Jefferson Fernandes Gadelha, a ação tem como objetivo alertar e orientar a sociedade tocantinense acerca de condutas que promovam mais segurança durante o perÃodo carnavalesco. O Governo do Estado, por intermédio das PolÃcias Militar e Civil e o DETRAN, em parceria com a PolÃcia Rodoviária Federal, pretende diminuir o número de acidentes de trânsito provenientes do abuso de bebidas alcoólicas; aproximar a comunidade das forças de segurança pública; estabelecer uma cultura de segurança e paz na sociedade tocantinense, onde todos reconheçam sua responsabilidade junto à segurança pública.