EDUCAÇÃO PARA TODOS
O acadêmico Victor Gabriel é exemplo de como a educação inclusiva pode transformar vidas e abrir portas para um futuro melhor.
O acesso à educação inclusiva é um direito garantido pela Constituição Federal brasileira, mas muitas vezes ainda é um desafio para as pessoas com deficiência. No entanto, história como a do acadêmico Victor Gabriel Mourão dos Santos, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Augustinópolis, mostra que é possível superar obstáculos e alcançar o sonho de estudar em uma universidade pública.
Victor Gabriel Mourão dos Santos é acadêmico do 1º período de Ciências Contábeis do Câmpus Augustinópolis. Ele possui deficiências motoras e de visão e também fez vestibular para vaga de PCD. O Núcleo de Apoio Psicossocial e Educacional (Nape) da Unitins buscou formas didáticas pedagógicas para facilitar a aprendizagem dele, e solicitou à coordenação do curso um computador equipado com aplicativos específicos para que o discente pudesse estudar de maneira mais confortável, fazer suas anotações e acompanhar as explicações do professor. O computador fica posicionado na sala de aula e é de uso exclusivo do estudante.
Vivência
Os ganhos no ensino são significativos e farão toda a diferença para o acadêmico. “Melhorou bastante com a disponibilização desse computador. Agora, o professor coloca o slide e as atividades no Educ@, eu baixo e acompanhado por aqui. Quando vim para a Unitins imaginava que fosse receber assistência, mas não esperava que fosse tão rápido e tão efetivo. Achei que ia demorar. Antes eu não conseguia acompanhar as aulas tão bem, mas agora consigo. Estou feliz com essa assistência da Unitins e recomendo a universidade para outras pessoas que, assim como eu, tem necessidades específicas”, conta Victor Gabriel.
“Além do computador, estamos providenciando adaptações nas estratégias metodológicas e nos planos de aulas. Tudo visando diminuir as barreiras que podem surgir para o aprendizado do Victor Gabriel e outros alunos”, conta Rafaela Brito, professora e assistente pedagógica do Nape de Augustinópolis.
Investir em acessibilidade e inclusão tem o objetivo de garantir que todos os estudantes tenham as mesmas oportunidades de aprendizado, como explica a diretora de Educação Tecnológica da Unitins, Neila Oliveira. “A gestão tomou conhecimento do caso do Jonas e autorizou a cessão de um computador com softwares que pudessem auxiliá-lo nos estudos e leitura universitária. É um passo apenas, mas estamos caminhando para universalizar todas as oportunidades na Unitins”.
História como a de Victor Gabriel demonstra como é fundamental que as universidades sejam inclusivas e ofereçam condições adequadas para que todos os estudantes possam ter acesso aos conteúdos e desenvolver seu potencial acadêmico. A Unitins, por sua vez, demonstra na prática seu comprometimento com a inclusão e o respeito à diversidade.