Facebook
04/04/2023 - 15h53m

ESTELIONATO

Suspeito de se passar por servidor do INSS para enganar idosos é preso pela Polícia Civil em Taguatinga

Por Bico 24 Horas

Homem fez vítimas nos municípios de Taguatinga, Ponte Alta do Bom Jesus e também tem condenação pelo estado de Goiás. Ele foi indiciado por estelionato.

Polícia Civil identificou e prendeu estelionatário que aplicava golpes em idosos em Taguatinga e Ponte Alta do Bom Jesus (Foto: Dicom/SSP-TO)

Um homem suspeito de aplicar golpes financeiros contra idosos nos municípios no interior do Tocantins foi preso nesta segunda-feira (3), em Taguatinga, no sudeste do Tocantins. Ele teria se passado por servidor do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) para pegar informações das vítimas e cometer furtos.

Segundo a investigação da Polícia Civil, o estelionatário, de 39 anos, fez vítimas em Taguatinga e Ponte Alta do Bom Jesus. Ele tinha pelo menos 15 números de CPF diferentes e já tinha uma condenação pela Justiça de Goiás em que deveria cumprir pena de 11 anos de prisão por caput associação criminosa e falsificação de documento público.

A equipe descobriu que ele abordava os idosos em casa, se passando por servidor da Previdência Social. Ele pedia para que as vítimas fizessem a prova de vida e solicitava todos os documentos pessoais dos benefícios federais concedidos.

Quando conseguia essa documentação, como cartões e até senhas dos benefícios, ele ia até as agências bancárias de várias cidades, e também em estados diferentes, e fazia transações no nome da pessoa, como empréstimos, adiantamentos, saques e transferências. Além disso, o estelionatário usava todo o limite de crédito do idoso em uma máquina de cartão registrada em seu nome.

Para não ser localizado, segundo a polícia, ele usava nomes diferentes e tinha vários documentos. Ele mudava a grafia, sobrenome e nome da mãe, tudo para dificultar que as autoridades o encontrassem.

Pelo menos 15 números de Cadastro de Pessoa Física (CPF) que tinha já estão cancelados, conforme o delegado Lucas Rodrigues, responsável pelas investigações. Além de fazer vítimas no Tocantins, homem também teria aplicado golpes em Goiás.

O suspeito foi indiciado pela prática do crime de estelionato praticado contra pessoa idosa, por duas vezes, crime que em caso de condenação pode levar a uma pena de cinco anos de reclusão e multa.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS