Facebook
30/10/2024 - 11h23m

FORTALECIMENTO DA APICULTURA

Suzano e Fundação Banco do Brasil inauguram Casa do Mel em Angico

Por Bico 24 Horas

Por meio do Projeto de Fortalecimento da Cadeia da Apicultura, mais de 800 pessoas foram beneficiadas.

Suzano e Fundação Banco do Brasil inauguram Casa do Mel em Angico (Foto: Assessoria de Imprensa da Suzano)

Na última terça-feira (29), a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, inauguraram a Casa do Mel na cidade de Angico, no Bico do Papagaio. O evento marcou o encerramento do “Projeto de Fortalecimento da Cadeia da Apicultura”, iniciado em novembro de 2022, que beneficiou diretamente cerca de 200 apicultores da região Tocantina e foi implementado pela Associação Comunitária de Angico (ACAN).

A iniciativa teve como objetivo o fortalecimento da cadeia apícula da região por meio da formação de apicultores e a construção de uma unidade de processamento de mel com capacidade para beneficiar até 90 toneladas de mel por ano. Ao todo, foram contempladas seis associações comunitárias da região, sendo elas: Associação Comunitária de Angico – implementadora do projeto (Angico-TO), Associação de Apicultores de Nazaré (Nazaré-TO), Associação de Apicultores Francisco Eufrásio de Morais (Riachinho-TO), Associação de Agricultores do P.A. amigos da Terra (Darcinópolis-TO), Associação de Apicultores e Meliponicultores do Falcão e Região (Araguatins-TO) e Associação de Agricultores de Mansinha e Região (Santa Terezinha-TO).

Para o Presidente da Associação Comunitária de Angico (ACAN), Luiz Humberto Alves Damasceno, a realização deste projeto demonstra a importância desta profissão e de que maneira essas ações podem contribuir positivamente para a sociedade. “Estamos felizes com a inauguração da Casa do Mel, na qual beneficia não só a Associação de Angico como também as regiões vizinhas. É com satisfação que conseguimos esse avanço por meio de parcerias que acreditam no potencial da cidade e na cadeia de apicultores. Também estamos trabalhando para a obtenção do SEI - Serviço de Inspeção Estadual, para que os apicultores possam vender o seu mel de modo certificado. Diante de tantas benfeitorias, agradecemos aos órgãos competentes e parceiros que nos ajudaram a construir e realizar o nosso sonho”, destaca.

Para o Diretor de Operações Florestais, Arthur Dias Cagnani, a parceria fortifica o potencial econômico regional. “A Suzano procura fortalecer as cadeias produtivas locais e regionais, apoiando projetos e iniciativas que visam contribuir com o desenvolvimento sustentável da região, de acordo com as características de cada comunidade onde estamos inseridos, em áreas importantes para o nosso negócio. Seguiremos atuando para buscar parcerias como essa com a Fundação Banco do Brasil e que geram valor para as comunidades, transformando a vida das pessoas”, comenta.

Durante todo o período de execução do projeto, foram entregues para a associação equipamentos de proteção individual (EPI), insumos, além de assistência técnica e diversas capacitações para o aprimoramento da prática da apicultura. A iniciativa também conta com as parcerias do SENAR, RURALTINS e Prefeitura de Angico (TO), destacando a criação de uma Secretaria Executiva formada por membros das associações que irão administrar a Casa do Mel a partir de agora.

Sobre a Suzano   

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ).  Saiba mais em: www.suzano.com.br.

Sobre a Fundação Banco do Brasil

Há quase quatro décadas, em 1985, o Banco do Brasil instituiu sua Fundação para contribuir com a transformação social dos brasileiros e com o desenvolvimento sustentável do país. É a principal instituição gestora dos projetos socioambientais apoiados por meio do Investimento Social Privado - ISP do BB e de parceiros. Nos últimos 10 anos, foram investidos R$ 2,6 bilhões em 10 mil iniciativas que impactaram positivamente a vida de 6,6 milhões de pessoas. Os eixos de atuação são: Tecnologia Social (eixo transversal), Educação para o Futuro, Meio ambiente e Renda, Saúde e Bem-estar, Ajuda Humanitária e Voluntariado.

Por meio do Projeto de Fortalecimento da Cadeia da Apicultura, mais de 800 pessoas foram beneficiadas (Foto: Assessoria de Imprensa da Suzano)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS