GESTÃO CLÃUDIO SANTANA
Sem insumos básicos e salários defasados e atrasados. Esta é a realidade dos profissionais da saúde que trabalham no Hospital Municipal de Araguatins. O quadro que ocorre no município vem se alastrando há vários meses. A técnica em Enfermagem Cícera, em entrevista à Radio Sucesso FM, na manhã desta quarta-feira, 20, explicou que a situação na unidade de saúde piorou nesses últimos três anos, em que não foram feitos investimentos no local e há falta de profissionais. Sem contar que os profissionais sofrem com os salários defasados.
“Estamos há três anos sem receber a data base. Nosso salário é de R$ 1.030,00 sem contar que a gestão municipal tirou 20 meses de insalubridade que nunca recebemos. Estamos com pendências de pagamentos, a situação que estamos enfrentando é caótica e de desvalorização, sem contar a situação dos pacientes que sofrem com a precariedade do hospital”, explicou.
Além da Cícera, um grupo de técnicos de enfermagem também participou da entrevista e relataram que o gestor municipal tem trazido pessoas de fora, que são parentes e que não são da área de saúde.
Os profissionais da saúde têm tentado driblar a precariedade de funcionamento da unidade, que está há alguns meses sem central de ar, alimentação precária oferecida aos pacientes. Familiares que tem parentes internados reclamam que tem dias que falta o básico no café da manhã e é necessário trazer de casa ou comprar na rua para alimentar o familiar. Segundo os moradores o quadro é de desespero.
A população que acompanhou a entrevista dos técnicos de enfermagem pela rádio apoiou os profissionais. Muitos usaram os grupo de whatsapp para parabenizar a atitude que os servidores do hospital tiveram de relatar o descaso com a saúde no município.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria da Saúde de Araguatins, mas não obteve sucesso.
Áudio da entrevista e de conversas em grupos de WhatsApp segue abaixo: