HGP
O projeto utiliza a tecnologia para auxiliar profissionais de saúde durante a assistência aos pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva.
A Telemedicina vem fazendo a diferença para diversas crianças internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Ala Pediátrica do Hospital Geral de Palmas (HGP). Tal ação faz parte do projeto de suporte de profissionais de excelência, do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS) que utiliza a tecnologia para auxiliar profissionais de saúde durante a assistência aos pacientes internados.
Atualmente o HGP é um dos dois hospitais do Brasil, selecionados para implantação deste projeto na UTI Pediátrica, e se tornou o único hospital da região norte a contar com o suporte do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde, voltado ao fortalecimento do SUS, especificamente em Telemedicina.
Implantado em 2018, o projeto no HGP inclui discussão de casos e esclarecimentos de dúvidas da rotina da assistência da UTI, com uso da tecnologia do Projeto de Telemedicina Pediátrica. O médico pediatra intensivista e coordenador da UTI Pediátrica, Raphael Costa explica que “aqui nossa equipe tem a oportunidade de contar com o suporte de profissionais especializados do Hospital Moinho de Ventos, e discutimos casos como manutenção de uma visão horizontalizada da assistência pediátrica; discussão remota com subespecialidades e suporte em laudos de exames radiológicos; fornecimento de educação continuada e atualizações periódicas por meio de aulas e discussões de casos complexos; troca de experiências e conhecimentos entre as equipe (que são de regiões diferentes). É uma experiência enriquecedora para toda equipe multiprofissional. Prestamos assistência contínua ininterrupta (24 horas) e atendemos pacientes de todas as patologias desde os 30 dias de vida até 12 anos”, declarou.
Funcionamento
O projeto funciona na prática da seguinte forma: de segunda a sexta, pela manhã, a equipe multiprofissional do HGP utiliza um carrinho equipado com câmera de alta definição, usando a tecnologia que se movimenta com um sistema de áudio e tela, que proporciona os profissionais de Moinhos de Ventos e a equipe da UTI conversarem e discutirem os casos dos pacientes internados na UTI pediátrica.