Facebook
30/05/2016 - 18h00m

Tendo Araguatins entre os municípios com maior capacidade produtiva de rebanho suíno, Tocantins recebe certificado internacional de zona livre da PS

Redação

A peste suína Clássica (PSC) é uma doença que ataca porcos, provocando febre alta, manchas avermelhadas pelo corpo, paralisia nas patas traseiras, dificuldades respiratórias e pode levar o animal à morte. O Tocantins é um dos 12 Estados Brasileiros que receberam o certificado de reconhecimento internacional de zona livre dessa doença. A Inspetora da Agência de Defesa Agropecuária, Jakeline Almeida Lemos Vernier, afirma que a partir de agora o mercado da carne de porco fica mais valorizado.

O certificado é resultado de muito trabalhado e investimento feito pelo Governo do Estado através da Adapec. Aqui no Brasil, o Tocantins está livre desde 2001. O Estado vai continuar fazendo o monitoramento regular para manter o status mundial de zona livre. De acordo com dados da Adapec, cerca de 270 mil animais compõem o rebanho suíno tocantinense. Os três municípios com maior capacidade produtiva são: Araguatins, Formoso do Araguaia e Porto Nacional.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS