TREINAMENTO
O treinamento da equipe que atuará durante a auditoria, no dia das eleições, tem início nesta segunda-feira (26/09).
Nas Eleições de 2022, o Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas, que já vem sendo feito há 20 anos, contará com mais um mecanismo de transparência: a utilização da biometria do eleitor para liberação do equipamento. No Tocantins, urnas de duas seções eleitorais instaladas na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas, vão fazer parte do projeto-piloto.
Ao todo, 20 urnas passarão pelo Teste de Integridade no estado: 18 urnas de qualquer seção eleitoral do Tocantins serão sorteadas para o Teste convencional e duas outras farão parte do projeto-piloto.
O sorteio acontece na véspera da eleição (01/10), a partir das 09 horas, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). A cerimônia é pública e qualquer pessoa pode acompanhar presencialmente ou pelo canal da Justiça Eleitoral do Tocantins no YouTube.
A estrutura para o Teste de Integridade será montada na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso e o trabalho coordenado pela Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica do TRE-TO terá o acompanhamento de uma equipe auditora externa.
“Com isso a Justiça eleitoral quer demonstrar ao eleitor a transparência do processo de votação e comprovar que o voto depositado na urna é mesmo voto que vai para o seu candidato”, frisou o presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica do TRE-TO, destacou o juiz Marcelo Faccioni.