LUTO
Referência na culinária tocantinense, Ana Benedita era de Natividade e manteve viva a receita de família do Amor Perfeito.
Ana Benedita de Cerqueira e Silva, conhecida como Tia Naninha, morreu nesta sexta-feira (14), em Brasília, aos 85 anos. Ela estava internada depois de sofrer uma queda e fraturar o pulso. Natural de Natividade, Naninha se tornou figura icônica na cidade e no estado pela tradição do biscoito Amor Perfeito.
A cozinheira começou a fazer o biscoito na cozinha de casa e a iguaria ganhou o país. O doce é feito com sequilho branco, que derrete na boca. A receita, que fazia questão de compartilhar, tornou-se patrimônio da culinária de Natividade e Patrimônio Cultural e Imaterial do Tocantins, conquistando turistas de todos os lugares que vinham visitar o estado.
Tia Naninha deixa 12 filhos, 39 netos e 4 bisnetos e o marido Dozinho, com quem era casada há quase 70 anos. O Governo do Estado do Tocantins decretou luto oficial de três dias. Veja abaixo as Notas de Pesar:
A tarde desta sexta-feira, 14, se revestiu de luto ante a notícia do falecimento de Ana Benedita de Cerqueira e Silva, a nossa conhecida Tia Naninha do Amor Perfeito, ocorrido em Brasília, onde se encontrava em tratamento de saúde.
Tia Naninha elevou o nome de Natividade e do Tocantins a todo o Brasil, e até ao exterior, com o sabor ímpar dos Biscoitos Amor Perfeito, Patrimônio Cultural e Imaterial do Tocantins, produzidos há mais de 100 anos por sua família. Mulher de fibra e luta, Tia Naninha alçou reconhecimento nacional e recebeu o prêmio Bertha Luz, do Senado Federal.
Determinei o Decreto de Luto Oficial por três dias no Estado e clamo ao Espírito Santo de Deus que conforte os corações dos familiares, amigos, nativitanos e de todos os tocantinenses que sentem a partida de nossa Tia Naninha. Ela agora descansa eternamente junto a fonte celestial do Amor Perfeito.
Wanderlei Barbosa
Governador do Estado do Tocantins
É com profundo pesar que recebo a notícia do falecimento da Dona Naninha, de Natividade e do Amor Perfeito, uma referência na gastronomia tocantinense. Seu legado sempre será lembrado pelos amantes da culinária regional.
Dona Naninha foi uma inspiração para muitos, sempre dedicada em preservar a tradição culinária do Tocantins e em promovê-la para o mundo. Sua habilidade na cozinha e seu conhecimento sobre os ingredientes e técnicas locais eram impressionantes.
Neste momento de tristeza, quero expressar meus sentimentos e minhas condolências à sua família e amigos em nome das amigas Marianne Cerqueira e Liciana Cerqueira.
Que eles possam encontrar conforto e serenidade para lidar com essa perda.
Wiston Gomes
Deputado Estadual
É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento de Ana Benedita de Cerqueira e Silva, a nossa querida Tia Naninha, ocorrido nesta sexta-feira, 14, em Brasília.
Idealizadora do tradicional biscoito Amor Perfeito, Tia Naninha e sua família deixaram um legado histórico cultural e turístico para o Tocantins. Seu exemplo de empreendedorismo fez o biscoito ganhar força todos os dias em uma cozinha construída no quintal de sua casa. O Amor-perfeito se tornou um dos símbolos iconográficos do Estado.
O Conselho Deliberativo e a Diretoria Executiva do Sebrae se solidarizam com a família enlutada e expressam condolências e votos de consolo e paz.
Pedimos a todos que estejam em oração para que Deus traga conforto aos familiares neste momento de dor.
Paulo Carneiro - Presidente do Conselho do Sebrae
Rérison Antônio Castro - Superintendente do Sebrae
Rogério Ramos - Diretor Técnico
Jarbas Meurer - Diretor de Administração e Finanças
A Câmara Municipal de Palmas, por meio de seu presidente, vereador Folha, e demais vereadores, lamenta o falecimento de Ana Benedita de Cerqueira e Silva, mais conhecida como Tia Naninha, famosa por produzir o biscoito Amor Perfeito, em Natividade.
Todo o Tocantins está em luto pela partida de Tia Naninha, aos 85 anos, ocorrida nesta sexta-feira, 14, em Brasília, onde se encontrava internada para tratamento de saúde.
Ela deixa o esposo, 12 filhos, 39 netos, quatro bisnetos e todo um legado cultural e tradicional que contribuiu para a consolidação de Natividade como um destino turístico do nosso estado e elevou o biscoito Amor Perfeito a Patrimônio Cultural e Imaterial do Tocantins, conquistando fama mundo afora pelo sabor inigualável.
Neste momento tão doloroso, esta Casa se solidariza com a família e os amigos de Tia Naninha e roga para que Deus dê forças e consolo durante essa triste despedida.
José do Lago Folha Filho
Presidente da Câmara Municipal de Palmas
Foi com imenso pesar que recebi a notícia do falecimento de Ana Benedita de Cerqueira e Silva, 85 anos, conhecida como Tia Naninha, ocorrido nesta sexta-feira, 14, em Brasília.
Moradora de Natividade-TO, Tia Naninha se tornou conhecida por seu talento culinário e por ter criado o famoso biscoito Amor Perfeito, que conquistou não só o paladar dos tocantinenses, mas de turistas de todo o Brasil. Tia Naninha tornou-se um exemplo de empreendedorismo e uma referência gastronômica do nosso Estado e deixa um grande legado histórico, cultural e turístico para o Tocantins.
Neste momento de profunda consternação, rogo a Deus para que conforte os corações dos familiares, amigos e todos os nativitanos que sofrem esta perda irreparável.
Josi Nunes
Prefeita de Gurupi
Recebo com imenso pesar, a triste notícia do falecimento de Ana Benedita de Cerqueira e Silva, a querida tia Naninha, que infelizmente nos deixou, nesta sexta-feira, dia 14.
Referência na cultura e na culinária, Naninha era uma mulher de garra e luta, uma grande tocantinense que como ninguém, conduzia com esplendor a culinária tocantinense, encantando à todos, com suas habilidades gastronômicas, em especial o delicioso amor perfeito, um dos biscoitos mais saborosos do Brasil.
Sua partida é uma perda irreparável para o nosso Tocantins. Sua história de vida ficará eternizada em nossas memórias.
Aos seus familiares e amigos minha solidariedade e abraço fraterno.
Valdemar Júnior
Deputado Estadual
Consternados, recebemos nesta sexta-feira (14), a notícia do falecimento da Sra. Ana Benedita de Cerqueira, a Tia Naninha de Natividade, grande referência gastronômica, criadora do biscoito Amor Perfeito, patrimônio cultural e simbólico do Tocantins.
Neste momento tão doloroso, rogamos a Deus para que dê forças aos familiares e amigos, especialmente para seu esposo, Teodoro Nunes da Silva, e os filhos e filhas, Noemi, Marques, Lourenço, Joelia, Félix, Livia, Zoelia, Viviane, Corina, Hélio, Mariane e Noélia Cerqueira, para que todos tenham como lenitivo a esperança da ressurreição.
Como está escrito, "Tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não têm proporção alguma com a glória futura que nos deve ser manifestada". (Romanos 8:18)
Lázaro Botelho e Valderez Castelo Branco
Com muito pesar, recebi a notícia do falecimento de Ana Benedita de Cerqueira e Silva, conhecida como Tia Naninha; um ícone da cultura tocantinense, conhecida nacionalmente pela produção do “Amor Perfeito”, biscoito produzido por ela com tradição de mais de 100 anos, em Natividade.
O Tocantins e Natividade perdem um ícone da nossa culinária, gerando um vácuo na nossa memória afetiva.
Neste momento de dor, a Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) une-se aos nativitanos e se entristece com essa perda.
Que Deus a receba em Sua infinita misericórdia e dê, aos familiares e amigos de Naninha, o consolo necessário para amenizar esse momento de dor.
Amélio Cayres
Presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins