Programa Educacional de Resistência às Drogas e àViolência
A equipe do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar, realizou na tarde desta quinta-feira, 30, na sede da Diretoria Regional de Educação do Estado – DRE, na cidade de Tocantinópolis, a aula inaugural do programa com alunos indígenas da Aldeia Mariazinha. Esta será a primeira turma do PROERD no Estado, voltada para alunos indígenas.
A cerimônia contou com a participação do Diretor Regional de Educação, Dorismar Carvalho de Sousa, do diretor e cacique da aldeia, Emílio Dias Apinajé, e do Instrutor da turma, cabo PM Sebastião Melo Silva Filho, além de outros professores. Serão atendidos 35 alunos do 5ª ano, com aula uma vez por semana na sede da DRE em Tocantinópolis. Ao todo serão 10 encontros até a formatura que possivelmente ocorrerá no final de junho. O transporte dos alunos, da aldeia até o local das aulas, será realizado pelo micro-ônibus da prefeitura de Tocantinópolis.
Na aula inaugural, os alunos receberam informações sobre situações nas quais terão que fazer escolhas e decisões seguras, responsáveis e de forma consciente usando os quatro passos do Modelo de Tomada de Decisão do PROERD (Defina, Analise, Atue e Avalie).
O PROERD, que em 2017 completou 15 anos de implantação no Tocantins, já formou mais de 355.000 crianças em todo Estado. Desde sua implantação em Tocantinópolis, no ano de 2005, o programa já formou 9.773 crianças e adolescentes e 131 pais, que foram certificados com o diploma PROERD. A previsão é que cerca de 1.800 alunos sejam atendidos pela 5ª CIPM neste ano.