Facebook
31/03/2017 - 15h13m

UFT

TOCANTINÓPOLIS: Cineclube exibe o filme "Eu fui secretária de Hitler" na sessão deste sábado

O documentário “Eu fui secretária de Hitler” será exibido neste sábado, 1, no auditório Adão Ribeiro da Silva, câmpus da UFT em Tocantinópolis. Após o filme, haverá debate coordenado pelo docente Mauro Torres, coordenador geral do Núcleo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinares da África e dos Afro-Brasileiros (NEA/UFT) e membro do colegiado de Pedagogia.

Lançado em 2002, o filme dirigido por André Heller e Othmar Schmiderer mostra a entrevista cedida por Traudl Jungle, secretária particular do ditador nazista Adolf Hitler. Aos 81 anos, ela contou suas memórias durante a época em que trabalhou para Hitler.

A exibição faz parte da programação do mês de abril do Cineclube da UFT, que aborda os temas “O  Livro” e a “Questão Indígena”. Durante este mês, serão exibidos obras cujas temáticas principais sejam literárias e sobre os direitos dos povos indígenas. Nesse período, também serão exibidos os filmes “O abraço da serpente”, direção de Ciro Guerra, e “A Missão”, de Roland Joffé, nos dia 8 e 29, respectivamente.

O Cineclube é um projeto de extensão da UFT, que têm por objetivo trazer lazer ao público e promover discussões sobre os temas apresentados nos filmes.

Sinopse

Depois da derrocada do nazismo em 1945, poucas pessoas próximas ao ditador Adolf Hitler sobraram para contar história. A maioria se suicidou, como o próprio Hitler, ou foi condenada nos julgamentos de Nuremberg. Por isso é tão importante o depoimento de Traudl Jungle: ela foi a secretária particular do Führer de 1942 até a morte do líder - foi para ela que Hitler ditou seu testamento. Com 81 anos, ela diz abominar o nazismo, e mostra situação que atingiu muitos jovens alemães em sua época: por desconhecer a maldade do sistema, acabavam colaborando com ele. As dez horas de entrevista que Traudl deu aos diretores do documentário foram transformadas em uma hora e meia, sem o uso de imagens ou fotos de arquivo. Ela morreu logo depois de gravar o depoimento, em 2001. "Eu fui a secretária de Hitler" foi exibido na mostra de Cinema de São Paulo em 2002.

Direção: André Heller e Othmar Schmiderer

Duração: 95 minutos

Produção: Áustria

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS