Facebook
29/04/2016 - 07h29m

TOCANTINÓPOLIS: Documentário "Memórias de Professores" é lançado nesta sexta-feira, 29

Por Caroline Falcão

Nesta sexta-feira, 29, às 19h, no Auditório do Câmpus de Tocantinópolis, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), ocorrerá o lançamento do documentário “Memórias de Professores”. A produção é resultado do projeto de ensino "Memória Social da Educação de Tocantinópolis: vozes mnemônicas de professores e professoras", desenvolvido na disciplina Psicologia Social, em 2015, no Curso de Ciências Sociais da UFT em Tocantinópolis.

De acordo com a professora Maria Padinha, organizadora e coordenadora do projeto, “para a realização do documentário foram coletados depoimentos, narrativas e história de vida de cinco professores da Educação Básica”, explica.

“O documentário é o primeiro trabalho do tipo desta grandeza a ser realizado no Câmpus de Tocantinópolis. Para os graduandos que participaram, o documentário foi o primeiro a envolver toda uma turma de acadêmicos, tendo em vista que a maior parte dos alunos não tinha experiência com a atividade desenvolvida, foi um trabalho inovador e que contribuiu muito com a formação acadêmica dos alunos envolvidos. Foi uma experiência, apesar de trabalhosa, muito satisfatória para a turma, pois o aprendizado foi maior do que o esperado e ultrapassou os limites das formas de aulas padrão e simples ao qual estamos acostumados”, ressaltou Padinha.

Ao todo, 20 acadêmicos participaram da elaboração do documentário que contou, primeiramente, com uma fase de estudos teóricos sobre a temática “memória social”, depois a turma se organizou em cinco grupos, e cada um desses entrevistou e realizou a filmagem com cada professor, gerando o documentário com duração de 58 minutos. O processo de produção do documentário teve início em maio 2015 e foi até janeiro de 2016. Já a conclusão da edição, arte gráfica da capa e gravação dos DVDs ocorreu em abril deste ano.

Após o lançamento, a turma entregará várias cópias, gravadas em DVDs, com o documentário “Memórias de Professores” à comunidade acadêmica e escolar, como a cada um dos professores e professoras que participaram do documentário, as instituições escolares, coordenações de cursos do câmpus, secretárias de educação, sindicato dos professores, Funai e outras instituições de ensino em Tocantinópolis.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS