Os casos de dengue aumentaram em 71% no Tocantins, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau). No ano passado, entre janeiro e abril, foram registrados 8.016 casos. Este ano, considerando o mesmo perÃodo, as notificações chegam a 13.682.
Segundo o órgão, dos 139 municÃpios, 128 notificaram casos de dengue, mas a prioridade no combate se concentra em 15 cidades, onde foi notificado o maior número de vÃtimas. Tocantinópolis e SÃtio Novo do Tocantins estão entre os municÃpios do Bico do Papagaio com maior número de notificações.
A secretaria disse que dois óbitos foram registrados em Palmas e Peixe, mas não é possÃvel afirmar se foram ocasionados pela doença.
"Realmente é preocupante o aumento no número de casos e tem vários fatores que estão influenciando neste aumento. O clima, por exemplo. Nós temos alterações climáticas", explicou o biólogo da Sesau, Marcos Timóteo Torres.
Ele argumenta que outros fatores influenciam nos dados, como o comportamento populacional. "Quando a gente passa por um processo epidêmico, a população se sensibiliza temporariamente e depois de alguns anos deixa o hábito de prevenir e de se preocupar", afirmou.
O número de casos suspeitos de Chikungunya também aumentou em relação ao ano passado. Este ano foram notificados 806 contra 271, no ano anterior. A Sesau ressalta que os casos são suspeitos, ainda não foram confirmados.
Ao todo, 45 municÃpios notificaram casos da doença. Palmas mais uma vez lidera o ranking com 334 registros.
"A confirmação inicial dos casos se dá por critério laboratorial. Existem técnicas laboratoriais especÃficas para esta identificação. No entanto, após identificar que aquele vÃrus está circulando em determinada localidade, os profissionais de saúde estão habilitados a confirmar os casos apenas por este vÃnculo epidemiológico", explica o biólogo.
Os casos de zika também são preocupantes. Em todo o Tocantins são 7.685 casos suspeitos só este ano. No ano passado, foram 1.086. Ao todo, 82 municÃpios notificaram casos de zika. O órgão informou ainda que 79 gestantes foram notificadas.