OFICINA
Pensando em dinamizar o ensino da música nas escolas estaduais, a Diretoria Regional de Educação (DRE) de Tocantinópolis realizou nesta segunda-feira, 8, uma oficina para educadores e coordenadores das escolas da região que atuam nas turmas de 1º ao 6º ano.
A formação, ministrada pelo professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Anderson Brasil, em parceria com os técnicos da Assessoria de Currículo da DRE, abordou opções metodológicas contemporâneas para o ensino de música em sala de aula. Cerca de 20 educadores participaram da oficina.
Foram apresentados recursos para a prática musical, envolvendo os ritmos brasileiros para aplicações em diferentes componentes curriculares como história, cultura da arte, matemática, literatura e dança.
Além de diversificar o ensino da música, o curso também propôs aos educadores aliarem a música à educação ambiental, por meio do reaproveitamento de materiais não convencionais para “fazer música”, como latas, madeira, talheres, canos, dentre outros.
Para a educadora Cacilda Sousa, do Colégio Estadual José de Souza Porto, localizado em Darcinópolis, o aprendizado adquirido com a oficina permitirá melhores resultados em sala de aula. “Fiquei maravilhada! É de momentos como esse que nós, professores, precisamos, de incentivo e propostas inovadoras que nos permitam retornar para a escola com novas ideias e energias renovadas”, frisou.