CONFLITO DE DATAS
Os alunos que tiveram as provas do Enem adiadas para os dias 3 e 4 de dezembro em Tocantinópolis poderão enfrentar um novo dilema. É que as provas do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) de Araguatins, também serão aplicadas no dia 4. O conflito nas datas pode prejudicar muitos estudantes que pretendiam participar dos dois processos seletivos.
A data do Enem foi adiada para os alunos que vão fazer as provas no câmpus da UFT de Tocantinópolis, já que os prédios foram ocupados por manifestantes que protestam contra a reforma no Ensino Médico e a PEC 241.
O processo seletivo do IFTO Campus Araguatins oferece vagas para os cursos de: Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Computação, Agronomia, Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio, Técnico em Agropecuária Subsequente e Técnico em Redes de Computadores integrado ao ensino médio.
Em Tocantinópolis, apesar de não ter câmpus do IFTO, o conflito de datas pode atrapalhar estudantes que vão fazer o Enem e que também planejavam fazer as provas do IFTO de Araguatins.
A Pró-Reitoria do IFTO admitiu que pode gerar conflitos e atrapalhar alguns estudantes, mas disse que ainda vai se reunir e conversar sobre o assunto antes de tomar qualquer decisão.
Mudança no Enem
A decisão por adiar a data das provas do Enem foi tomada pelo Ministério da Educação. No Tocantins, 2,5 mil alunos vão ter quefazer o exame em dezembro por causa das ocupações nos prédios da UFT em Tocantinópolis, AraguaÃna e Porto Nacional.
A justificativa é que se a mudança nos locais de provas do Enem fosse feita em última hora poderia, poderia colocar em risco a segurança do exame.
Ocupações
O protesto no câmpus de Tocantinópolis teve inÃcio no dia 1º deste mês. A ocupação em AraguaÃna foi ocupado por manifestantes no dia 31 de outubro e Porto Nacional deu inÃcio no dia 27 de outubro. Os três locais seguem ocupados.