Facebook
07/05/2016 - 00h48m

TOCANTINÓPOLIS: Exposição leva conhecimento a alunos de escola pública no Dia Nacional da Matemática

Redação

A Matemática é a ciência que estuda o raciocínio lógico e abstrato e tem uma importância fundamental no dia a dia de qualquer pessoa, seja em uma ligação de celular, na ida ao supermercado, no trânsito, na previsão do tempo, entre outros. E para lembrar esta disciplina fundamental para a evolução do pensamento humano, nesta sexta-feira, 6, foi comemorado o Dia Nacional da Matemática.

E para a data, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Tocantinópolis, realizou na quinta e sexta-feira, 5 e 6 de maio, uma Exposição em Matemática (ExpoMatec) para alunos de escolas públicas da cidade de Tocantinópolis. A ação é parte de projeto de extensão e está vinculado ao curso de Licenciatura em Pedagogia, Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Tecnologia, Laboratório de Instrumentação e Apoio Pedagógico e ao Laboratório de Instrumentação para o Ensino de Matemática.

Além das atividades da exposição, aconteceu nas escolas atividades voltadas para a matemática, como jogos, brincadeiras, histórias e músicas que promovem o interesse, a curiosidade e a relevância de conceitos matemáticos na vida cotidiana dos indivíduos, além de incentivar os alunos a aprendizagem desta disciplina e promover atitudes favoráveis.

Para o professor Andrey Patrick Monteiro, um dos organizadores da exposição, “a matemática torna-se cada vez mais importante nos dias atuais, principalmente, com o avanço das novas tecnologias que nos exige um raciocínio mais rápido, organização de nosso tempo, exploração de habilidades relacionadas ao campo das probabilidades, como o simples fato de atravessar uma rua, sem haver a possibilidade de ser atropelado, até simplesmente em situações onde necessita de nossa preservação moral, como evitar enganos em atividades de compra, venda, financiamento, entre outros”, explica.

Monteiro ainda acrescentou que “dentre o principal desafio desta disciplina é proporcionar atitudes que sejam favoráveis ao ensino e aprendizagem da matemática, uma vez que o pré-conceito da matéria nas escolas é muito forte, o que implica diretamente na aprendizagem dos alunos”, ressalta o Professor.

Na UFT a formação em matemática é bem abrangente, e possui cursos de Licenciatura em Matemática presencial nos câmpus de Arraias e Araguaína, pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Ead no Câmpus de Arraias, e pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) em Palmas, Arraias e Araguaína. Além disso, a UFT possui o curso de especialização em Educação Matemática em Arraias e o Mestrado Profissional em Matemática (Profmat) com polo em Arraias e Palmas.

Data - Comemorado em 6 de maio, o Dia Nacional da Matemática foi instituído pelo Congresso Nacional em 2004 e comemora o nascimento do professor, escritor e matemático brasileiro Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido pelo heterônimo de Malba Tahan.

Nascido no Rio de Janeiro em 1895, Júlio César ganhou reconhecimento internacional por seus livros de matemática recreativa, didática e história da matemática. Sua obra mais famosa, O homem que calculava, um romance que narra as aventuras de um calculista persa, vendeu mais de 2 milhões de exemplares em todo o mundo.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS