Nos dias 15 e 16 de junho, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Ensino Superior e Relações Raciais (ERA) apresenta, no auditório Adão Ribeiro da Silva, no Câmpus de Tocantinópolis, a leitura dramática " Os Fuzis da Senhora Carrar" de Bertolt Brecht. Os ingressos, que são limitados à lotação, serão distribuÃdos gratuitamente uma hora antes do espetáculo, no local do evento. A apresentação do dia 15 começa à s 19h. Já no dia 16, serão duas apresentações à s 11h e 17h.
Segundo a coordenadora do Grupo ERA, professora Maria Padinha, a realização da Leitura Dramática “Os Fuzis da Senhora Carrar†nasce da vontade de combinar arte e ciência. O objetivo é possibilitar um diálogo de linguagens, razões e emoções, as quais habituam caminhar desencontradas.
Escrita em 1937, em meio a guerra civil por Bertolt Brecht, a obra conta a história de Tereza Carrar, mãe de Pedro e Juan. A famÃlia mora em uma pequena vila de pescadores. Tereza não quer que seus filhos sigam para guerra. A obra é escrita no realismo da guerra, traz as atrocidades e terror vivido durante o perÃodo.
"A apresentação de uma leitura dramática é um exercÃcio que exige refino tanto dos atores e das atrizes (que desempenham suas funções em cena), quanto dos espectadores (que são convidados a acompanharem a obra pela revelação de certos procedimentos artÃsticos em cena): nada está camuflado ou escondido, e os olhos do público tudo acompanham", descreve o professor, Leon de Paula.