Era pra ser apenas mais uma comemoração, ou "show da virada" como a maioria costuma chamar, porém, a queima de fogos no inÃcio de 2016 não saiu como planejado pela organização da festa e muitas pessoas tiveram um péssimo inÃcio de ano em Tocantinópolis.
Informações repassadas pelas próprias vÃtimas das queimaduras ocasionadas pelas bombas dos fogos de artifÃcios que caÃram no meio da multidão, a maioria dos feridos estavam na quadra de esportes na Beira Rio olhando para cima quando alguns fogos não subiram o suficiente e caÃram entre eles.
Alguns deram sorte e não tiveram lesões graves, apenas as roupas foram atingidas e ficaram parcialmente queimadas, já outras pessoas se deram mal e foram socorridos e levados para o Hospital Municipal José Sabóia para receber atendimento médico. Muitos acreditam que o local onde foram colocados os fogos para a queima na hora da virada deste ano não estava num lugar propÃcio, pois nos anos anteriores era usada uma embarcação que ficava ancorada dentro do Rio Tocantins numa distância segura na hora da queima.
A senhora Eva Teixeira Aguiar de 76 anos, moradora da Rua Goiás em Tocantinópolis foi uma das vÃtimas que sofreram lesões graves, e continua acamada devido aos ferimentos que sofreu em uma das mãos e no pescoço que está com um pequeno furo devido a força da explosão de um dos rojões que caÃra na quadra.
Falando bem baixinho por não poder forçar a voz por causa do buraco no pescoço, a senhora Eva e os familiares fizeram questão de mostrar a situação da idosa que está com o pescoço protegido por um curativo. Bastante abatida a senhora contou que tinha ido a Beira Rio apenas para ver a queima de fogos pois achava muito bonito aquilo e de repente ela sentiu um forte impacto na sua frente fazendo com que ela caÃsse no chão e desmaiasse. "Só acordei no hospital não vi mais nada depois da explosão. Eu estava olhando pra cima vendo os fogos estourando no céu, e estava tudo muito bonito, quando do nada uma bomba explodiu em cima de mim", Disse Dona Eva Aguiar.
"Ninguém foi culpado, eu fui porque eu quis ver, ninguém iria colocar os foguetes pra ficar estourando em cima dos outros, foi um grande azar que eu e outras pessoas tivemos, eu estive com muitos dos que também se machucaram lá no hospital". Justificou a idosa que teve de passar a noite internada.
A famÃlia da senhora Eva está se organizando para que nesta segunda-feira, 04, a mesma seja levada para outra cidade em um especialista que possa dá um diagnóstico preciso sobre as condições de saúde dela já que o furo no pescoço está num local muito sensÃvel da pele.
Nas redes sociais como facebook e o aplicativo whatsapp estão circulando várias fotos de pessoas que também se machucaram durante a queima de fogos deste ano.
A secretaria de cultura do municÃpio até o presente momento não se manifestou sobre o ocorrido.