NA UFT
O lançamento do livro “Metoro Kukràdjà” aconteceu nesta quarta-feira, 6, às 19h, no auditório da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Tocantinópolis. O evento contou com palestra e debate. Houve sorteio de 60 exemplares para o público.
A obra, que contém uma série de fotografias do fotógrafo Thiago Oliveira, é a descrição do Antropólogo, André Demarchi, sobre a estética ritual Mebengôkrê-Kayapó. Dermarchi é professor de Antropologia da UFT e ministrou a palestra durante o lançamento. Quem comandou o debate é docente de Antropologia da instituição, Bruno Hammes.
"No livro, explicamos um pouco como os kayapós produzem essa beleza ritual que eles possuem na cultura deles. Tem um capítulo que é sobre a aldeia, como eles fazem uma aldeia bonita e populosa, também tem uma parte sobre pintura corporal e também sobre a produção de rituais", explica Dermarchi
Sobre a obra
O livro é o resultado de um projeto financiado pelo Museu do Índio da Funai, do Rio de Janeiro, trata-se de um projeto de documentação das culturas. Segundo o professor Dermarchi, o projeto funcionava nas aldeias em que ele fazia trabalho de oficina de áudio visual para ensinar os indígenas a fotografar e fazer filmes. O projeto aconteceu durante quatro anos, de 2011 até 2015 e é simultâneo com a tese de doutorado do pesquisador, sobre os Kayapós.