CINEMA
O Câmpus de Tocantinópolis da Universidade Federal do Tocantins (UFT) sedia, nesta semana, o Festival do Minuto. O evento ocorrerá de forma simultânea em todo o Brasil. A parceria com a UFT é por meio da Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex). O Festival será exibido na UFT nos câmpus de Tocantinópolis, Araguaína, Gurupi e Palmas. Produtores de cultura entre cineclubes, escolas, museus e bibliotecas, exibem os conteúdos selecionados pela curadoria do festival, promovendo a difusão gratuita da produção audiovisual independente.
De acordo com a servidora da Proex, Rayssa Carneiro, o Festival também estimula a produção local, principalmente, a partir da mostra universitária, que compõe o Festival. "Além de proporcionar momentos de lazer e contato com a arte cinematográfica, a partir de um material selecionado e diversificado, pois tem origens muito diferentes", complementa.
O Festival
Criado no Brasil em 1991, inspirou a criação de festivais do minuto em mais de 50 países. Nestes anos, o projeto recebeu mais de 50 mil vídeos minutos dos 4 cantos do planeta. A partir de 2007, o Festival tornou-se permanente e online, passando a realizar inúmeros concursos no decorrer do ano. Offline, o festival é exibido em mais de 400 equipamentos culturais de mais de 100 cidades brasileiras, pe a já tradicional rede de exibição do minuto, quando passaram a exibir os melhores minutos do ano anterior.
Conheça as mostras:
Confira os locais e horários de exibições nos câmpus da UFT Tocantinópolis: Dias 23, 24 e 26 de maio, sempre às 18h, no Auditório Vigilante Adão Ribeiro Araguaína: Dia 26 de maio, às 19h no hall de entrada do Bloco H Gurupi: Dias 22 e 25 de maio, de 9às 12 h, sala 15, bala II Palmas: Dias 24 a 26 de maio: a programação será exibida de duas maneiras: |