AÇÃO
No dia 1º de outubro, comemora-se o Dia Internacional do Idoso. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas e instituÃda no Brasil, por meio da Lei 11.433/2006. O parágrafo único da Lei, cita que é de responsabilidade dos órgãos públicos o desenvolvimento de ações para a valorização da pessoa idosa na sociedade.
Embora as instituições tenham a necessidade de se comprometer com essa causa, a data é uma oportunidade para que cada indivÃduo reflita no modo como trata os idosos, não apenas os de sua famÃlia, mas os que encontram no dia a dia.
Ação em Tocantinópolis
O Grupo de Estudos sobre Envelhecimento, os cursos de Educação FÃsica e de Pedagogia do Câmpus de Tocantinópolis da UFT promovem uma série de atividades em comemoração ao Dia do Idoso. A ação é desenvolvida em parceria com profissionais da cidade na área de educação fÃsica, pedagogia, fisioterapia, enfermagem, assistente social, farmacêutico, nutricionista e psicólogo. As atividades ocorrem na quinta, 6, a partir das 8h, nos Pioneiros Mirins.
Os participantes poderão verificar a pressão arterial, a frequência cardÃaca, a frequência respiratória, glicemia em jejum, Ãndice de Massa Corporal (IMC), aplicação de testes fÃsicos e cognitivos, acompanhamento farmacoterapêutico. A ocasião também terá momentos para atividades fÃsicas e oficina de memória. Na oportunidade, será divulgado o projeto de extensão da UFT – Atividade FÃsica e Cognição: Promoção da Saúde do Idoso em Tocantinópolis, coordenado pelos professores Adriano Filipe Barreto Grangeiro e FabÃola Andrade Pereira. Para Grangeiro, a proposta do projeto é melhorar autonomia, independência e qualidade de vida dos participantes.