Facebook
25/05/2017 - 16h47m

AÇÃO

TOCANTINÓPOLIS: Unidades móveis percorre tribo indígena com oficinas e orientação para as mulheres

Redação

Palestra na Aldeia Apinajé, em Tocantinópolis (Foto: Divulgação/Seciju)

Com o objetivo de promover atendimentos para as Mulheres do Campo, da Floresta e das Águas, especialmente nos municípios com menos recursos públicos, a Unidade Móvel de Atendimento à Mulher está, desde o dia 22 até o dia 01 de junho, em comunidades indígenas do Estado. A ação da Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), da Presidência da República, está contemplando comunidade, localizada no município de Tocantinópolis.

Equipe técnica da Seciju saiu de Palmas rumo às comunidades indígenas na segunda-feira, dia 22 (Foto: Lauane dos Santos)

As unidades móveis levam atendimento individual com advogadas, assistentes sociais e psicólogas para mulheres em situação de violência, além de promover rodas de conversas, orientação sobre os direitos e oficinas de inclusão produtiva para possibilitar uma renda mensal para elas e suas famílias.

Desta vez, na comunidade visitada, houve apresentação da equipe técnica, palestras sobre Direito das Mulheres, com a Dra. Tayana Cordeiro Ayres, e sobre Ações da Política sobre Drogas, com a palestrante Célia Pereira da Mata. Ainda haverá informativos sobre o uso de preservativos e testes rápidos de saúde.

Além de atender juridicamente mulheres em situação de violência doméstica e familiar, são oferecidos cursos de artesanato que as incentivam a produzirem, manualmente, peças bonitas e significativas para vendê-las e conseguir o seu próprio sustento.

Segundo a diretora de Políticas para as Mulheres da Seciju, Ana Maria Guedes, a ação é direcionada, principalmente, para mulheres com mais dificuldades de acesso. “As unidades vão aonde tiver menos acesso a políticas públicas para as mulheres da floresta, do campo e das águas, que muitas vezes são expostas a situações de violência e não conseguem enxergar outro meio de viver”, disse.

Ação

As Unidades Móveis, disponibilizadas ao Estado pelo Pacto Nacional pelo Enfrentamento da Violência contra as Mulheres, seguem o cumprimento do calendário de ações constituído pelo Fórum do Campo, Floresta e das Águas, para facilitar o acesso ao atendimento e orientações às comunidades, assentamentos, quebradeiras de côco, zona rural, indígenas, quilombolas e ribeirinhas.

Desde que começaram a funcionar, em 22 de janeiro de 2015, as unidades já percorreram o Estado de norte a sul, durante todo esse período. Elas passam por cada comunidade mais de uma vez, após percorrer por todos os outros municípios da programação, gerando, assim, mais resultados com a ação.

De 2015 até agora, as unidades já passaram por cerca de 100 municípios de Norte a Sul do Tocantins e atenderam mais de 1.500 mulheres em situação de violência, seja física, sexual, moral, psicológica, patrimonial, entre outras. Atualmente, em média, 50 mulheres recebem atendimento em cada comunidade e às vezes é até mais.

Agenda

23/05: Tocantinópolis - Tribo indígena Apinajés/Aldeia São José

25/05: Santa Fé do Araguaia- Tribo indígena Rayla Tamará Caraja – Xambioás

27/05: Goiatins- Tribo indígena Rio Vermelho –Krahôs

29/05:Itacajá- Tribo indígena Santa Cruz – Krahôs

31/05: Tocantínia - Tribo indígena Porteira – Xerentes

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS