FISCALIZAÇÃO
VeÃculos oficiais e particulares, destinados ao transporte escolar dos municÃpios que englobam regional de Tocantinópolis, devem ser vistoriados pelos técnicos da Gerência de Fiscalização e Segurança do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), de 06 de março a 11 de março.
Esta ação de fiscalização, que é determinada pelo artigo 136 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), avalia aspectos importantes da manutenção geral do veÃculo, como pneus, condições dos freios, cintos de segurança, tacógrafo (dispositivo empregado em veÃculos para monitorar o tempo de uso, distância percorrida e a velocidade que desenvolveu), bem como toda a parte elétrica, direção, layout e o estado de conservação dos veÃculos.
De acordo com o gerente de Fiscalização e Segurança do Detran/TO, capitão Geraldo Magela, a fiscalização dos veÃculos do transporte escolar “é um procedimento indispensável, que garante que todos os veÃculos estejam em condições adequadas e seguras para circularâ€, ressaltou.
O gerente alerta para que os pais estejam sempre atentos ao contratarem o serviço do transporte escolar. “É importante observar se o veÃculo está devidamente autorizado pelo Detran. Este tipo de cuidado pode ser determinante para evitar algum tipo de acidenteâ€, pontuou.
VeÃculos aprovados
Os veÃculos aprovados receberão uma autorização emitida pelo Detran, que deverá ser fixada na parte interna do pára-brisa, em local visÃvel. Os veÃculos reprovados não poderão realizar o transporte escolar. De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a condução de um veÃculo reprovado, sem a autorização do órgão de trânsito é caracterizada como infração grave, podendo resultar em penalidades de multa e apreensão do veÃculo.
Veja cronograma: