2º LUGAR
Jornada fomenta o protagonismo juvenil e experimentos como novas formas de aprendizagem.
Os alunos campeões da I Jornada Aeroespacial do Tocantins (Jato) foram premiados nesta quinta-feira, 15. A iniciativa, promovida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), é voltada para os alunos da rede estadual de ensino e busca fomentar o protagonismo juvenil e novas formas de aprendizagem. O foguete da equipe do Centro de Ensino Médio Darcy Marinho, de Tocantinópolis conquistou o 2º lugar ao alcançar 221 metros de distância.
Durante dois dias do evento, os estudantes participaram de palestras sobre astrobiologia, de experiência de observação dos astros com telescópios e de competição do lançamento de foguetes, realizados no estacionamento do Centro de Convenções Arnaud Rodrigues.
A jornada reuniu, na Capital, 48 estudantes de nove escolas das Diretorias Regionais de Educação de Colinas, Arraias, Porto Nacional, Araguaína, Tocantinópolis, Gurupi e Dianópolis, que foram selecionados para a 16ª Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog – 2022), na etapa realizada nas unidades de ensino.
Para a assessora de Currículo e Avaliação da área de ciências da natureza da Seduc, Arlete Gonçalves da Silva, a jornada aeroespacial foi instigante para todos os participantes. “Esta primeira edição foi muito importante, não apenas pela competição, mas também por possibilitar a integração e a troca de experiências entre os estudantes”.
Premiação
Os 48 alunos participantes da I Jornada Aeroespacial do Tocantins (Jato) foram premiados com smartphones e, além disso, os três primeiros colocados receberam troféus pelo trabalho desenvolvido.
Premiados
1º lugar – Foguete com alcance de 258,60 metros de distância, equipe Ômega, do Colégio Militar Custódio da Silva Pedreira, de Porto Nacional.
2º lugar – Foguete com alcance de 221 metros de distância, equipe do Centro de Ensino Médio Darcy Marinho, de Tocantinópolis.
3º lugar – Foguete com alcance de 206 metros de distância, equipe Beta, do Colégio Militar Custódio da Silva Pedreira, de Porto Nacional.