TOCANTINÓPOLIS
O time não conquista a taça desde 2011, quando superou na decisão o Palmas.
O Tocantinópolis Esporte Clube (TEC) vive um dos melhores momentos de sua história no futebol profissional, mas quando o assunto é base à história é bem diferente. São três taças seguidas no profissional, campanha histórica na Copa do Brasil 2022 e Série D do Brasileiro 2022. O terceiro título, inclusive, veio de forma invicta frente ao Capital, em abril – feito que só o Palmas havia conquistado.
Porém, na base, o time não sabe o que é ser campeão desde 2011, quando superou o Palmas na finalíssima. Além do título, o time garantiu participação na Copinha de 2013, mas se despediu com um empate e duas derrotas. O Verdão foi o primeiro time tocantinense a jogar a Copa São Paulo, em 2000 – após conquistar a taça em 1999 frente ao Interporto. Na participação de 2000, a equipe perdeu os três jogos - Veja abaixo.
Participação Copa São Paulo 2000 - Grupo M (Tocantinópolis)
Cruzeiro-MG 4 x 0 Tocantinópolis
Palestra 1 x 0 Tocantinópolis
Tocantinópolis 0 x 5 Vitória
Participação Copa São Paulo 2013 - Grupo Z (Tocantinópolis)
Nacional-SP 1 x 1 Tocantinópolis
Tocantinópolis 0 x 3 Paraná
Ponte Preta 4 x 0 Tocantinópolis
Com cinco taças, o Tocantinópolis chegou a ser o maior vencedor do Estadual Sub-20, mas nos dias atuais divide o posto com Interporto, Capital e Palmas. Durante todo este período em que o Verdão não levantou a taça, o domínio ficou entre Capital (cinco taças), Palmas (três), Interporto (uma conquista), Castelo (uma taça) e Araguaína (uma).
O time tenta retomar o caminho das conquistas na base, que não vem desde 2011. O Tocantinópolis faz parte do Grupo C em 2023 ao lado de ADP Ilha Bela São Bento, União Atlética Carmolandense, Bela Vista, Sparta e Arsenal (Tocantinópolis).