Facebook
29/07/2024 - 14h36m

TRE-TO

TOCANTINÓPOLIS: Comunidade e pré-candidatos recebem informações sobre processo eleitoral

Por Bico 24 Horas

Programa Transparência em Foco leva orientações sobre combate à desinformação, prestação de contas, candidaturas e segurança do sistema eleitoral.

Comunidade, pré-candidatos e representantes de partidos políticos recebem informações do TRE-TO em Tocantinópolis sobre processo eleitoral

Em ano eleitoral a desinformação, bem como a informação falsa, invadem as redes sociais e geram confusão nas cabeças das eleitoras, eleitores, candidatos, candidatas e até de partidos políticos. Contra isso, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) desenvolve continuamente ações para combater e informar a todos os envolvidos no processo eleitoral. Um dos meios é o Programa Transparência em Foco - Eleições 2024, realizado, com apoio da 9ª Zona Eleitoral, na segunda-feira passada, 22, em Tocantinópolis.

A ação contou com a participação da sociedade, pré-candidatos, representantes de partidos políticos, autoridades locais e de órgãos do Judiciário, que discutiram a participação ativa de todos em favor da transparência e lisura do processo eleitoral, com temas como segurança eleitoral, registro de candidaturas e prestação de contas . A ação alcançará todas as Zonas Eleitorais do Estado entre os dias 22 de julho a 9 de agosto.

CPED

Fernando Ebrain, servidor da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e integrante da Comissão Permanente de Enfrentamento à Desinformação (CPED) do TRE-TO, expôs sobre Processo Eleitoral Brasileiro e os Impactos da Desinformação, ressaltando a segurança do processo eleitoral brasileiro, sobretudo das urnas eletrônicas e da apuração. “O sistema eleitoral brasileiro é completamente seguro. Não existe possibilidade de invasão ou interferência no funcionamento dos sistemas da urna eletrônica, pois não há como ela ser acessada remotamente. Todo o nosso sistema é levado a exaustão em termos de testes que confirmam a integridade do sistema, em todas as suas etapas”, garantiu.

ASEPA

A prestação de contas eleitorais também foi tema que prendeu a atenção dos presentes. O tema foi abordado pelo servidor da Assessoria de Contas Eleitorais e Partidárias (ASEPA) do TRE-TO, José Sonimar, que enfatizou a atenção que partidos e candidatos devem ter quanto à prestação de contas de campanha. “Candidatas, candidatos, contadoras, contadores e partidos políticos precisam estar atentos à legislação para que realizem corretamente, e dentro dos prazos estipulados, as suas prestações de contas dos recursos arrecadados e gastos nas campanhas eleitorais, uma falha, ainda que não intencional, pode trazer problemas e dor de cabeça aos envolvidos”, ressaltou José Sonimar.

SJI

A servidora da Secretaria Judiciária da Informação (SJI) do TRE-TO, Lara Alves, falou sobre o Registro de candidatura e a importância de se cumprir os prazos estipulados. É na fase do registro de candidatura que os partidos políticos e coligações solicitam à Justiça Eleitoral o registro das pessoas que irão concorrer aos cargos eletivos. As convenções devem ser  realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto. Após as definições, os partidos têm até o dia 15 de agosto para requerer, na Justiça Eleitoral, o registro dos nomes escolhidos. Os pedidos de registro devem ser elaborados pelo sistema oridades CANdex, que já está disponível. Para os cargos disputados nas eleições , os pedidos serão apresentados nos juízos eleitorais.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS