COMPETIÇÃO
Competição será realizada no primeiro semestre, com início previsto para 18 de fevereiro.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nessa terça-feira (22), um ofício para confirmação das equipes participantes da Copa Verde 2023. O Tocantins será representado por Tocantinópolis e Interporto.
Em contato com o ge, o vice-presidente do Verdão do Norte, Wagner Novais, e o presidente do Interporto, Renato Godinho, confirmaram a participação das equipes na competição regional.
São 24 equipes classificadas para o torneio, que tem início previsto para o dia 18 de fevereiro, com a final programada para 3 de maio. O Tocantins volta a ter dois clubes na mesma edição da Copa Verde após cinco anos. Em 2018, Interporto e Sparta representaram o Estado.
A competição regional será simultânea com a disputa do Campeonato Tocantinense, que inicia dia 28 de janeiro e segue com a primeira fase até 12 de março.
O Tocantinópolis vai para a terceira participação na Copa Verde. A primeira foi em 2015, quando a equipe foi eliminada na 1ª fase após perder por 5 a 3 no agregado (1x2 e 2x3) para o Luverdense-MT. A última participação foi na atual edição, quando venceu o Real Ariquemes-RO, na 1ª fase, por 4 a 0, e foi eliminado, nas quartas de final, pelo Paysandu com a derrota, por 2 a 0. A equipe paraense sagrou-se campeã após vencer o Vila Nova nos pênaltis.
O Interporto vai para quinta participação na sua história. O Tigre participou em 2014, 2016, 2018 e 2021. Nas duas primeiras participações, a equipe foi eliminada na 1ª fase, para Brasiliense-DF e Gama-DF, respectivamente. Em 2018, entrou na fase preliminar, eliminou o Princesa dos Solimões-AM, e foi eliminado nas oitavas para o Paysandu. Na última participação, foi eliminado na 1ª fase após perder por 1 a 0 para o Rio Branco VN-ES.