Facebook
23/04/2021 - 16h44m

FUTEBOL

Tocantinópolis encara a Série D pela 4ª vez; time já teve participação polêmica na competição

Com informações do GE

A polêmica envolvendo o Verdão do Norte na Quarta Divisão foi registrada em 2011, em partida decisiva da 1ª fase contra o Anapolina-GO, que ficou conhecido como jogo do “cai-cai”.

Jogo polêmico Anapolina x Tocantinópolis 2011 (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

O Tocantinópolis vai encarar o Brasileiro da Série D pela quarta vez, a segunda iniciando na fase preliminar. Nesta fase, o TEC faz dois jogos mata-mata contra o Picos-PI, quem passar garante vaga no grupo A02. O primeiro duelo deve ocorrer entre 26 ou 27 de maio, em Tocantinópolis. Já o jogo de volta será realizado no Piauí em 29 ou 30 do mesmo mês.

A polêmica envolvendo o Verdão do Norte na Quarta Divisão foi registrada em 2011, em partida decisiva da 1ª fase contra o Anapolina-GO, que ficou conhecido como jogo do “cai-cai”. O caso chegou a ir para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Histórico de participações

TEC encara a Série D pela quarta vez (Foto: Biné Morais/O Estado)

A primeira vez do Tocantinópolis na Série D foi em 2011, dois anos após a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ter criado a competição. À época, o Verdão do Norte assumiu a vaga deixada pelo Gurupi – campeão estadual 2010 – o vice-campeão Araguaína não ficou com a vaga por estar disputando a Série C 2011.

O time fez parte do grupo A5 ao lado de Tupi-MG, Anapolina-GO, Itumbiara-GO e Gama-DF. O Verdão terminou a participação em último no grupo com sete pontos.

A participação do TEC ficou marcada pelo duelo polêmico contra o Anapolina-GO. Na rodada decisiva da 1ª fase, Itumbiara e Anapolina disputavam vaga à próxima etapa enfrentando, respectivamente, o Tupi-MG e o Tocantinópolis.

Com a derrota do Itumbiara por 1 a 0 para os mineiros, o Anapolina precisava de quatro gols de diferença para se classificar. Com o placar favorável em 4 a 1, o quadro goiano necessitava de mais um tento, mas viu o adversário ficar sem o número mínimo de jogadores permitido (atletas da equipe visitante caíram no gramado e foram retirados posteriormente) a partida ser encerrada antes do término do tempo normal.

O caso foi levado ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e após dois julgamentos, quase um mês após o duelo polêmico, e um novo confronto foi realizado.

Anapolina enfim conquistou a vaga nas oitavas de final da Série D ao golear o Tocantinópolis por 6 a 1.

O Tocantinópolis voltou a disputar a competição em 2016, e acabou se despedindo ainda na primeira fase. Terminou a participação em terceiro com oito pontos ganhos. Venceu dois jogos e empatou outros dois. Veja abaixo os jogos da última participação do Verdão do Norte:

Jogos do TEC pelo Grupo A4 -2016
Águia de Marabá-PA 1 x 0 Tocantinópolis
Tocantinópolis 2 x 0 Santos-AP
Moto Club 0 x 0 Tocantinópolis
Tocantinópolis 1 x 1 Moto Club
Santos-AP 1 x 2 Tocantinópolis
Tocantinópolis 0 x 2 Águia de Marabá

Em 2020, com o novo formato da Série D, o TEC iniciou a participação na fase preliminar e encarou o Brasiliense em dois jogos:

Ida
TEC 1 x Brasiliense
Volta
Brasiliense 4 x 0 TEC

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS