SEMIFINAIS
Nas semifinais do Estadual, o Tocantinópolis encara o União, o primeiro duelo será neste domingo (20), às 10h, no Mirandão, em Araguaína. O Verdão se classificou para as semifinais com duas rodadas de antecedência - e frente ao adversário desta fase, o União, com vitória por 2 a 0.
O Tocantinópolis pode ir à quarta final seguida se passar pelo União (esteve em 2019, 2020 e 2021), foi vice nos dois primeiros anos para o Palmas. Em 2021, eliminou o Tricolor nas semifinais e conquistou a taça em cima do Araguacema.
O Verdão chegou às semifinais líder (22 pontos), com sete vitórias, um empate e uma derrota. A derrota foi na 1ª rodada para o Capital (2 a 1), e o empate na rodada seguinte contra o Interporto (0 a 0). A equipe foi a campo contra os dois adversários com vários desfalques. Com o retorno de algumas peças ao time titular, o Verdão obteve sete vitórias seguidas no Estadual. O time comandado por Jairo Nascimento termina esta fase com o melhor ataque geral (28 gols), e a terceira melhor defesa ao lado do adversário União - ambos sofreram oito gols.
Ponto Forte do Tocantinópolis
O ataque é o ponto forte do Tocantinópolis nesta temporada. São 28 gols anotados em nove jogos disputados. Um setor que se completa com Bilau, Jheimy e Alan Maia. O trio jogou em média cinco jogos juntos nesta fase e marcou 15 gols, mais a da metade dos gols anotados pela equipe. Jheimy é o líder da artilharia do Tocantinense com oito gols. Bilau está na briga (com cinco) e Alan Maia (com do dois).
Além desses nomes, Jairo Nascimento tem um banco recheado de opções para decidir, além das armas secretas no time titular: Chico Bala (lateral-esquerdo) – bom no chute de fora da área. Raí (meia) - organizador de jogadas e eficiente nas cobranças de falta. Além de Tiago Bagagem (meia) – também se destaca com a bola parada. No banco Jairo Nascimento tem Veraldo (atacante), Tony Love (atacante), Elenilson (meia), Azul (atacante), são apenas alguns atletas com poder de decisão à disposição no banco de reservas.
Entre os semifinalistas, o Tocantinópolis perdeu para o Capital (2 a 1), empatou com o Interporto (0 a 0) e venceu o União (2 a 0).