ESTADUAL
A unidade escolar atende a estudantes do Ensino Fundamental e Médio, EJA e Curso Técnico em Controle Ambiental.
A Escola Estadual Cívico-Militar Professor José Carneiro de Brito, de Tocantinópolis, comemorou nessa quarta-feira, 8, os 24 anos de criação da unidade de ensino. As festividades incluíram apresentações culturais, competições esportivas e ainda homenagens alusivas ao Dia Internacional da Mulher.
A gestora da escola, Irene Morais Sousa Alves, falou sobre a importância da instituição para a educação de Tocantinópolis. "É uma grande satisfação poder fazer parte destes 24 anos de serviços educacionais prestados à comunidade tocantinopolina. Com este evento comemorativo, buscamos contribuir para o desenvolvimento e o aprendizado dos estudantes, fortalecendo a relação com as famílias e a comunidade”, enfatizou.
A estudante Yasmin Almeida Guimarães, de 17 anos, relatou a alegria em se apresentar no aniversário da instituição onde estuda. "Para mim, foi muito importante e emocionante poder cantar na comemoração deste lindo aniversário do meu colégio", afirmou.
Histórico
A Escola Estadual Cívico-Militar Professor José Carneiro de Brito foi inaugurada no dia 8 de março de 1998 e iniciou seu funcionamento em janeiro de 1999. Teve sua criação oficializada pela Lei nº 1.136 de 28 de fevereiro de 2000, com o nome Colégio Estadual Padrão. Em dezembro de 2011, a unidade de ensino recebeu a denominação de Colégio Estadual Professor José Carneiro de Brito.
Em fevereiro de 2022, a escola aderiu ao Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim). Com isso, a unidade escolar passou a contar com aportes financeiros do Governo Federal para melhorias na estrutura e com a disciplina (norma de conduta) militar. Os currículos seguem orientados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A escola atende a 528 estudantes matriculados no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, Ensino Médio Regular, Curso Técnico em Controle Ambiental Integrado ao Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) - 3º Segmento e conta com duas turmas para Pessoas Privadas de Liberdade. Em 2019, a unidade de ensino alcançou, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), 4.1 pontos no Ensino Fundamental e 3.6 pontos no Ensino Médio.
Dia Internacional da Mulher
Na oportunidade, também foi comemorado o Dia Internacional da Mulher, com diversas homenagens às servidoras da unidade escolar, alunas e mães presentes no evento. “Aproveitamos o momento para refletir sobre as lutas e as conquistas das mulheres, principalmente por igualdade e respeito ao longo da história”, enfatizou Irene Morais.
Conforme a professora de Biologia, Mirella Coelho, as festividades buscaram também valorizar os talentos dos estudantes. "Este momento cultural de comemoração dupla foi uma excelente oportunidade para os nossos estudantes mostrarem seus dons para a comunidade”, relatou.