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25/10/2024 - 10h22m

ESCOLAS ESTADUAIS

TOCANTINÓPOLIS: Escolas realizam projeto de conservação e saberes tradicionais na Terra Indígena Apinajé

Por Bico 24 Horas

Iniciativa do Colégio Estadual Professor José Carneiro de Brito, em parceria com a Escola Indígena Mãtyk, promove ações de preservação e integração entre conhecimento científico e saberes indígenas.

Iniciativa tem o bjetivo de sensibilizar a comunidade sobre a importância da preservação ambiental (Foto: Seduc/Governo do Tocantins)

Estudantes do Colégio Estadual Professor José Carneiro de Brito Cívico-Militar e da Escola Estadual Indígena Mãtyk, localizadas no município de Tocantinópolis, realizaram o Projeto Baú da Biodiversidade na quarta-feira, 23. A ação é voltada para a conservação dos ecossistemas na Terra Indígena Apinajé e ocorreu em parceria com professores e representantes da comunidade indígena.

Com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a importância da preservação ambiental, o projeto também integra o conhecimento científico com os saberes tradicionais dos povos indígenas. O evento contou com a presença de cerca de 45 participantes.

A iniciativa é coordenada pela professora Emanuelle Angélica Silva Cavalcante, que destacou a importância de iniciativas como essa para fortalecer o diálogo entre diferentes formas de conhecimento. “A biodiversidade é parte vital da identidade local. O envolvimento dos estudantes com a comunidade indígena Apinajé tem sido transformador, criando uma boa troca de experiências entre ciência e tradição”, afirmou a professora.

Para Sérgio Moraes, estudante do curso técnico, o projeto trouxe lições importantes. “Entender a relação entre os povos indígenas e a natureza foi um aprendizado muito importante para nós. Essa vivência nos ajudou a compreender a relevância da preservação ambiental de forma prática”, pontuou o estudante.

A professora Dhúlia Oliveira Sousa, da Escola Estadual Indígena Mãtyk, destacou o impacto positivo da ação na comunidade. “A troca de informações entre as duas escolas tornou a aprendizagem significativa, conectando teoria e prática. A comunidade ficou encantada ao visualizar o futuro de técnicos comprometidos e respeitosos com o meio em que vivem”, completou.

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