Facebook
25/01/2024 - 19h09m

JUNTO COM O GOVERNO FEDERAL

TOCANTINÓPOLIS: Governo alinha ações para levar melhorias aos indígenas através do PRONAF A

Por Bico 24 Horas

Reunião no município de Tocantinópolis para alinhar esforços que visam beneficiar os indígenas Apinajés, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF A).

Reunião com beneficiários indígenas do PRONAF A (Foto: Ruraltins/Governo do Tocantins)

Em uma iniciativa conjunta entre o Governo do Estado, representado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), e o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), foi realizada uma reunião na última terça-feira, 23, no município de Tocantinópolis, para alinhar esforços que visam beneficiar os indígenas Apinajés, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF A).

A reunião, promovida pela Delegacia Regional do Ruraltins de Araguatins, contou com a presença do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - Superintendência Regional de Tocantins (INCRA), a Fundação Nacional do povos indígenas (FUNtAI), o Banco da Amazônia (BASA), MDA, Ruraltins, Poder Público Municipal e representantes indígenas da etnia Apinajé.

O encontro teve como objetivo traçar estratégias para implementar o PRONAF A, que visa fortalecer a agricultura familiar entre os indígenas Apinajés.

O Superintendente do MDA no Tocantins, Diego Montelo, destacou a importância da parceria com o Ruraltins, e informou sobre os recursos disponíveis aos povos tradicionais (indígenas e quilombolas), e enfatizou que a aplicação da política pública é fundamental para atender às necessidades dos povos indígenas. “Precisamos unir forças para contemplar o maior número possível de beneficiários que enfrentam desafios financeiros e alto índice de mortalidade infantil”, ressaltou o Diego.

De acordo com o Superintendente, o programa visa contemplar aproximadamente 200 indígenas inicialmente, mas a expectativa é ampliar esse número com a análise de documentação de novos beneficiários. “Além do PRONAF A, os indígenas também poderão ser incluídos em outros programas governamentais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, explicou o superintendente.

A Supervisora Regional do Ruraltins em Araguatins, Lúcia Lopes, ressaltou a vulnerabilidade econômica, cultural e social dos indígenas e expressou a esperança da equipe com os novos projetos.

Nosso desejo é que os PRONAF’s, ora disponibilizados pelo governo federal, sejam o início de uma missão contínua e de qualidade, que garanta ao Ruraltins a oportunidade de realizar um trabalho de assistência técnica e extensão rural condizente com os anseios e necessidades destes povos”, declarou a Supervisora.

Lúcia explicou ainda que, o Ruraltins já iniciou o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), e na última semana de janeiro, dará início à elaboração dos projetos, e pontuou ainda que:

Essa parceria entre os governos estadual e federal reforça o compromisso em promover o desenvolvimento dessas comunidades, de maneira sustentável, a segurança alimentar e a qualidade de vida para os povos indígenas, e reconhecer a importância da agricultura familiar como catalisadora desse processo”, finalizou a Supervisora Regional.

Presentes na reunião

Gerente do Banco da Amazônia de Tocantinópolis Daniel Logrado, o chefe da Unidade Avançada do INCRA em Araguatins – SR26,  Willian Clementino, o Coordenador da FUNAI em Tocantinópolis João Batista, o Secretário Municipal de Agricultura de Tocantinópolis Jonatã Marinho, Secretário Municipal de Meio Ambiente de Maurilândia, Claudísio Conceição.

Participantes da reunião Pronaf A para indígenas em Tocantinópolis (Foto: Ruraltins/Governo do Tocantins)

Beneficiários indígenas do PRONAF A (Foto: Ruraltins/Governo do Tocantins)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS