EM PROGRAMA DO TRE-TO
A ação ocorreu nas aldeias São José e Mariazinha, em Tocantinópolis.
A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), por meio do Instituto de Identificação, é parceira mais uma vez do programa de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO). Dessa vez, focada na etnia Apinajé, a ação teve início na terça-feira, 17, na aldeia São José, e seguiu até esta quinta-feira, 19, na aldeia Mariazinha, em Tocantinópolis, na região do Bico do Papagaio.
Por meio da iniciativa, os moradores das aldeias indígenas e região podem emitir e regularizar carteiras de identidade, serviço ofertado pelas equipes do Instituto de Identificação, além de outros atendimentos que visam a garantia de cidadania e direitos de todos.
Para a diretora do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro Tonon, o programa facilita o acesso das pessoas indígenas aos serviços essenciais do Estado. “Para nós, do Instituto de Identificação, é uma honra participar novamente desse trabalho em conjunto com outros órgãos públicos. A gente vê aqui uma grande oportunidade para que o Estado se aproxime das pessoas e possibilite a elas o alcance serviços públicos que garantem dignidade e cidadania”, completou Elaine.
O programa
Desenvolvido pelo TRE-TO desde 2017, o Programa de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas foi criado com a finalidade de ampliar o diálogo e a participação política das comunidades indígenas, promovendo diversas ações em aldeias do Tocantins, incluindo cartilha bilíngue, vídeos, momentos de conversa, orientação e troca de experiências. Durante o bate-papo, são repassadas informações sobre a importância do voto, da representatividade indígena na política e, sobretudo, sobre os serviços oferecidos ao eleitor.