COPA DO BRASIL 2023
O Tocantinópolis joga pela vitória para avançar à segunda fase da Copa do Brasil 2023.
O Tocantinópolis já sabe quem vai enfrentar na 1ª fase da Copa do Brasil 2023. O sorteio que definiu os confrontos, desta fase do torneio, foi realizado nesta quarta-feira (8), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro. A equipe tocantinense vai enfrentar o América-MG, em jogo único, no estádio Ribeirão, em Tocantinópolis, em data e horário a serem definidos.
As datas da primeira fase serão de 22 de fevereiro a 1º de março. O Tocantinópolis joga pela vitória para avançar à segunda fase, já o América necessita apenas do empate para seguir no torneio. Quem passar enfrenta o vencedor do confronto entre Democrata-MG x Santa Cruz-PE. Em caso de classificação do time tocantinense, a partida será Ribeirão.
O Tocantinópolis vai disputar a competição pela quarta vez. Em 2022, o clube se despediu do torneio na terceira fase para o Athletico-PR, após uma campanha histórica. Antes, eliminou Náutico (1 a 0) e FC Cascavel (2 a 0), respectivamente. O time deixou a Copa do Brasil com R$ 3,2 milhões nos cofres. Para esta edição, a CBF aumentou o prêmio do torneio em todas as fases. Agora, a divisão da premiação passa a ser entre os times da Série A (grupo 1), Série B (grupo 2) e Série C, D e demais equipes (grupo 3). Por estar na última divisão nacional, o Tocantinópolis receberá R$ 750 mil pela participação nesta primeira fase.
Copa do Brasil 2023
De acordo com o regulamento, a primeira fase da Copa do Brasil é disputada em jogo único, com mando do time em posicionamento inferior no ranking da CBF. Quem joga fora de casa tem a vantagem do empate.
Além dos 80 times que estarão na primeira fase, outras 12 equipes se juntam à competição mais adiante. Na terceira fase, a Copa do Brasil passa a contar com Athletico-PR, Atlético-MG, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Internacional e Palmeiras - vindos da Libertadores -, São Paulo classificado via Brasileirão, Cruzeiro, campeão da Série B, Sport, vice-campeão da Copa do Nordeste, e Paysandu, campeão da Copa Verde.