Facebook
18/05/2013 - 09h21m

Tocantins é destaque em reunião do Programa ABC em Manaus

Redação

      O Tocantins foi destaque na 1ª Reunião Regional dos Grupos Gestores (GGE) do Plano ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono). O encontro aconteceu em Manaus (AM), na última quarta-feira, 15, para discutir ações referentes ao programa e compartilhar informações sobre a situação nos estados da região. O evento foi organizado pela SDC - Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Segundo o secretário da SDC, Caio Rocha, “é muito importante essa troca de experiências porque a maioria dos estados da região Norte está em fase de instalação dos planos gestores do ABC. Tocantins é um estado que já está avançado e pode contribuir muito para os trabalhos”, ressaltou.

      O coordenador do GG/ABC- TO – Grupo Gestor do Programa no Tocantins e assessor executivo da Seagro – Secretaria da Agricultura e Pecuária, Fernando Garcia, participou da reunião. Garcia explicou que houve também troca de experiências entre os gestores, possibilitando que os estados avancem na implantação do Programa ABC. No Tocantins, passada a fase de treinamento de técnicos, o grupo discute agora a aprovação do Plano Estadual. “O nosso objetivo é levar tecnologia para o produtor e ele entra com a contrapartida para promover uma agricultura com sustentabilidade e economicamente viável”, destacou.

      Garcia destacou que, no Estado, já foram capacitadas 800 pessoas, dentre técnicos e produtores rurais, através da Embrapa, entidade que compõe o Grupo Gestor, e instaladas mais de 60 unidades demonstrativas tecnológicas do programa, por meio do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins. No Tocantins, sete programas compõem o plano ABC, com destaques para Recuperação de Pastagens Degradadas, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e Sistemas Agroflorestais e Sistema de Plantio Direto.
ABC
      O Programa ABC, do Governo Federal, prevê o desenvolvimento de uma economia baseada na baixa emissão de gases de efeito estufa no setor agropecuário. Para isso, incentiva a adoção de tecnologias voltadas à obtenção de uma agricultura sustentável no País. O programa também promove ações que permitam ao produtor realizar a regularização ambiental de sua propriedade, bem como estimula a redução do desmatamento de florestas e incentiva a implantação de sistemas produtivos ambientalmente sustentáveis. O Tocantins foi um dos primeiros estados da Federação a aderir ao programa, ainda em 2010.

      Fazem parte do GG/ABC-TO agentes dos ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário, Seagro, Instituto Federal do Tocantins, Ruraltins, UFT – Universidade Federal do Tocantins, Unitins, Faculdade Católica do Tocantins, Embrapa, Coapa, Senar, Sebrae, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Cooperativa Agroindustrial do Tocantins e OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras.

      O Programa ABC foi criado para atender aos compromissos voluntários assumidos na 15ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 15). O plano pretende evitar a emissão de 165 milhões de toneladas equivalentes de CO2 nos próximos dez anos. No total, os projetos de investimento voltados a esses sistemas de produção já têm disponibilizados, via plano Safra, cerca de R$ 3,15 bilhões que poderão ser contratados nas agências bancárias, com taxa de juros de 5,5% ao ano, carência de até oito anos e prazo para pagamento de 15 anos. Para o Tocantins já foram liberados R$ 84 milhões aos produtores rurais, informou Garcia.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS