Facebook
11/08/2022 - 18h33m

EM BRASÍLIA

Tocantins conquistam 40 medalhas no primeiro dia das Paralimpíadas Escolares

Redação

Competições ocorrem até sexta-feira, 12, em Brasília.

Medalhistas comemoraram os primeiros resultados da etapa regional das Paralimpíadas com o técnico Rafael Gabarrão, de Araguanã

Os estudantes tocantinenses mostraram um excelente desempenho no primeiro dia das Paralimpíadas Escolares (regional 1) com um saldo de 40 medalhas. A competição está sendo disputada em Brasília (DF), os paratletas do Tocantins conquistaram 31 medalhas de ouro, seis de prata e três de bronze. Ao todo, 36 atletas do Tocantins disputam nas modalidades de atletismo, natação e bocha.

Um dos destaques foi Vitória Brito de Lima, que levou o 1° lugar no arremesso de peso categoria F38 e 2° lugar na corrida 100M - T38. A estudante ainda quebrou o recorde no arremesso, com a marca de 4.67. “Joguei com muita força. Não pensava que ia bater o recorde. Estou muito feliz”, contou a estudante da Escola Especial Estrela da Esperança, de Guaraí.

O estudante do Colégio João D’Abreu, de Dianópolis, Maury das Virgens Oliveira foi campeão nas três provas que disputou: corrida 100m - T43, lançamento de dardo - F43, e salto em distância - T43. Ele disse estar radiante com o resultado. “Estou feliz demais. É muito bom ganhar três ouros. Quero agradecer todo mundo que me apoiou pra chegar até aqui”.

 Estudante Maury  das Virgens, de Dianópolis, já acumula três medalhas de ouro (Foto: Núbia Daiana Mota)

Paralimpíadas 2022

Além do Tocantins, outras nove unidades da federação estão nas disputas. Ao todo, estão inscritos 308 atletas. Os melhores colocados se classificam para a fase nacional, em São Paulo (SP), que será realizada em novembro.

As Paralimpíadas Escolares são realizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2009 e é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar.

A delegação tocantinense conta com 56 integrantes entre atletas, técnicos e staffs. O grupo é chefiado pela servidora da Secretaria Estadual da Educação,  Luciana Monteiro. “Contabilizar 40 medalhas no primeiro dia é um excelente resultado. Até sexta-feira [12] ainda teremos muitas outras chances de subir ao pódio”, aposta a chefe da delegação do Tocantins.

Vitória Brito, de Guaraí, é a nova recordista no arremesso de peso F38 (Foto: Núbia Daiana Mota)

Os tocantinenses seguem na disputa por mais pódios até sexta-feira, 12 (Foto: Núbia Daiana Mota)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS