O Tocantins Florestal acontece de 22 a 24 de outubro, com mostra de produtos, palestras, máquinas e serviços florestais para a região do Mapitoba (Maranhão, PiauÃ, Tocantins e Bahia). Já em fase de organização para fortalecer o encontro com a presença de executivos de todo o PaÃs, representando o Governo do Estado, o secretário Executivo da Seagro – Secretaria da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, juntamente com o diretor de Agroenergia, Luiz Eduardo Leal, participaram do 1º Encontro Painel Florestal de Executivo, nesta quinta-feira, 17, em São Paulo (SP).
Com o tema, “Brasil, uma potência florestal: ameaças e oportunidadesâ€, o encontro teve como objetivo proporcionar uma visão ampliada dos caminhos e estratégias que assegurem uma expansão florestal, um aumento da competitividade e uma melhor preparação para a concorrência mundial cada vez mais acirrada para o setor. O encontro reuniu os principais executivos, investidores, autoridades, empresários e estudiosos da cadeia produtiva da indústria de base florestal em um estratégico networking, além de abordar, com um olhar crÃtico, o desenvolvimento florestal brasileiro.
Segundo Leal, outros temas de interesse do setor também foram debatidos, com destaque para a criação de uma polÃtica nacional de florestas plantadas e uma análise aprofundada sobre o mercado de madeiras e das commodities florestais. “Para nós, do Governo do Estado, o encontro foi uma oportunidade de articular para o Tocantins Florestal, e entender como está o setor no Brasil para que possamos criar, aqui no Estado, um cenário favorável para a silviculturaâ€, explicou o diretor.