EM BRASÍLIA
Evento realizado em Brasília oportunizou a apresentação das atividades de vigilância e análises epidemiológicas desenvolvidas no Tocantins.
O Tocantins participou entre os dias 23 e 25, em Brasília (DF), do primeiro Encontro do Projeto Vigiar SUS. O interlocutor estadual do Projeto, Francisco das Chagas Teixeira Neto, apresentou as atividades desenvolvidas o no Estado, durante o último ano.
“Programa Vigiar SUS foi criado após a covid-19 para fortalecer e modernizar a área de vigilância e resposta em saúde. Ele aumenta cada vez mais a nossa capacidade de vigilância, de alerta e resposta na detecção oportuna, alerta às mudanças no cenário epidemiológico, resposta articulada entre Estado, município e Ministério da Saúde para prevenção e controle de surtos e epidemias”, disse Francisco.
O Vigiar SUS tem como objetivo fortalecer a capacidade de resposta dos Estados para o enfrentamento às emergências em saúde pública, cuja as atividades desenvolvidas de detecção, monitoramento, avaliação e resposta são coordenadas pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs/TO).