Facebook
22/10/2013 - 18h53m

Tocantins recebe missão especial do BID

Redação

Representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) iniciaram nesta terça-feira, dia 22, uma visita ao Tocantins para discutir as ações do Programa para o Desenvolvimento da Região Sudoeste do Tocantins (Prodoeste). O grupo, composto pelo especialista em recursos naturais Ernani Pilla, pela especialista ambiental Ximena Herbas, e pelo analista de operações Wesley Bazilio, participa de programações com equipe da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), até a próxima quinta-feira, dia 24.

O primeiro compromisso do grupo foi uma reunião com técnicos da Unidade de Gerenciamento do Prodoeste (UGP) e representantes do consórcio que elabora os projetos, realizada na manhã desta terça-feira, na sede da UGP, em Palmas, onde foi apresentado um histórico do programa. Já no período da tarde, ocorreu uma reunião no Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), órgão fiscalizador e executor das ações ambientais do Prodoeste.

Segundo o especialista em recursos naturais do BID, Ernani Pilla, a visita ao Tocantins visa fornecer o conhecimento adequado para a efetivação do Programa. “Queremos compartilhar informações que adquirimos mediante projetos já realizados em outros países que contaram com o fomento do banco”, afirmou, acrescentando que a visita tem o objetivo de compreender a organização da UGP e do Estado. “Precisamos tomar conhecimento do andamento do Programa, e averiguar como estão sendo acatadas as recomendações feitas pelo banco em nossa última visita, em maio”, disse.

Para o presidente da UGP, José Inácio da Silva Filho, a visita dos técnicos do BID é essencial para o bom desenvolvimento do Programa. “Desta forma será possível acompanhar as ações e corrigir os possíveis gargalos, caso existam”, frisou.

O secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, também esteve presente à reunião que ocorreu na manhã desta terça-feira e reforçou a importância do Prodoeste para o produtor rural. “A efetivação do Programa irá permitir que o Rio Pium seja perene, o que é uma garantia fundamental para os agricultores aumentarem sua produção”, ressaltou.

Prodoeste

O Programa está estruturado em três componentes, sendo o primeiro com a infraestrutura produtiva e complementar; o segundo com a promoção e apoio ao desenvolvimento regional e o terceiro na gestão ambiental e de recursos hídricos e fortalecimento institucional. Irá beneficiar diretamente 14 municípios e pretende melhorar a oferta hídrica, voltada para potencializar o plantio de grãos e frutas na região das várzeas.

Nesta primeira etapa do projeto, estão previstas as construções de barragens nos rios Pium e Riozinho, contemplando 27 mil hectares beneficiados com subirrigação, ampliando em duas vezes e meia a capacidade produtiva da região. Ao final de todas as etapas serão 300 mil hectares de áreas irrigadas.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS