Facebook
19/05/2020 - 09h26m

SAÚDE

Tocantins reforça importância da solidariedade no Dia Mundial de Doação de Leite Materno

A mamãe e doadora Sara da Silva Pires com seu filho Daniel Pires Araujo (Foto: Divulgação/SES)

A doação de leite é um ato necessário para muitos bebês que precisam deste alimento para o seu desenvolvimento, e nesta terça-feira, 19, é celebrado o Dia Mundial de Doação de Leite Materno, data utilizada como ferramenta de promoção da ação que pode salvar vidas. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) por meio dos bancos de leite humano (BLH) incentiva essa ação de cuidado com o próximo.

O banco de leite, além de promover e apoiar o aleitamento materno tem a missão de coletar e distribuir leite humano com a qualidade certificada, contribuindo para a diminuição da mortalidade infantil. Toda mulher que amamenta é uma possível doadora e a mulher estando saudável que deseja doar pode procurar um banco de leite”, explica a coordenadora do BLH de Gurupi, Jaciara Martins de Souza Silva.

Sara da Silva Pires, teve seu filho em dezembro e pela primeira vez está doando leite. “Minha mãe trabalha na maternidade e me incentivou, também comecei a doar porque ficava com meu peito muito cheio de leite, pois tenho bastante. E tirar aquele leite e saber que eu estou ajudando me faz muito bem”, afirmou, acrescentando que a experiência de vida também a ajudou a se tornar doadora.  “Perdi um bebê e tive a possibilidade de ter outro bebê na Unidade de Terapia Intensiva. A gente acaba se colocando no lugar das outras mães, e só de pensar nesses bebês pequenos, imaginar a ajuda que eu posso dar, minha vontade é de ir lá doar todos os dias para eles”, conta.

Agora eu entendo a necessidade de doar”. Essa é a reflexão que Geslane Montelo Amaral, teve após seu filho precisar de leite materno do BLH do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), onde está internado. O bebê Henrique Amaral Mano, nasceu com 33 semanas, e precisou ficar na Unidade Intensiva (UI), e devido fatores ligados ao nascimento prematuro a mãe não pode amamentar nos primeiros dias. “Agora eu já consigo amamentar, também estou até doando leite, pois o meu bebê não consome todo o leite que estou tirando”, destacou, acrescentando que “quando você está fora, não tem muita noção do que se passa dentro de um hospital, mas sabendo como é, e da necessidade da doação, eu vou incentivar familiares e amigas a doarem assim que puderem”.

A coordenadora do banco de leite do (HMDR), Walkiria Pinheiro, explica que “nesse tempo de pandemia a informação se faz extremamente necessária, então é importante incentivar ainda mais a doação de leite materno, informar as mães que mesmo neste período a amamentação continua sendo importante para proteger a mãe, o bebê, a família. E a doação também se faz necessária, pois tem mais de quarenta bebês, só aqui na nossa undiades, que precisam do leite materno, pois é a alimentação padrão ouro, riquíssimo em fatores de proteção que ajuda e contribui para que esse bebê internado se recupere mais rápido e tenha alta”.

Semana Estadual

Entre os dias 19 e 25 de maio será realizada a Semana Estadual de Doação de Leite Materno, período onde serão feitas atividades de incentivo a doação em todo o Estado. A abertura da semana será feita simultaneamente em todo o país durante a manhã desta terça-feira, 19, onde a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano realizará a abertura oficial online,  com todos os bancos de leite do Brasil conectados. O Tocantins fará sua apresentação nesta ação da rede brasileira, na próxima quarta-feira, 20, às 13h30. Durante toda a semana a rede estadual divulgará banners digitais nas redes sociais como incentivo as doações.

Rede

A Rede Estadual de Banco de Leite é composta por três bancos, nas cidades de Araguaína (Hospital Dom Orione), Palmas (HMDR) e Gurupi (Hospital Regional de Gurupi). Além desses, há postos de coleta em funcionamento no Hospital Materno Infantil Tia Dedé, em Porto Nacional e no Hospital Regional de Paraíso do Tocantins.

Doadoras

Toda mulher que amamenta tem produção de leite excedente e boa saúde pode ser doadora. Para doar, é necessário entrar em contato com um BLH. Em Palmas, basta ligar para o Disque Amamentação, no 0800-64 68 283 e agendar a visita da equipe do Banco de Leite, que dará toda orientação necessária sobre a coleta e a estocagem do leite. Já em Gurupi a doadora pode entrar em contato pelo (63)3315-0258.

Dados de doações

De janeiro de 2019 a abril de 2020 o BLH de Gurupi distribuiu 60 litros de leite para 228 recém-nascidos que ficaram hospitalizados. Em Palmas, o BLH durante o mesmo período coletou 2.093 litros de leite de 1.401 doadoras, 1.388 bebês foram atendidos.

Frascos

Os Bancos de Leite Humano também precisam constantemente da doação de recipientes para o armazenamento do leite materno. Os frascos podem ser deixados nas unidades dos BLH, os recipientes precisam ser de vidros com tampa de plástico.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS