Durante ato alusivo ao combate ao câncer, denominado Outubro Rosa, realizado na Praça dos Girassóis, em Palmas, na terça-feira, 16, a secretária de Estado da Saúde, Vanda Paiva, informou que o Governo do Estado está reestruturando as redes de saúde, com atendimentos para detecção precoce de câncer de mama e colo de útero nas oito regiões de saúde do Estado. Todos os 139 municÃpios terão referências para diagnósticos da doença.
Segundo Vanda o Governo irá ampliar a faixa etária de rastreamento precoce de câncer com a diminuição da idade mÃnima. O Ministério da Saúde preconiza que os exames de mamografia sejam feitos a cada dois anos a partir dos 50 anos, sem a necessidade de pedido médico. “No Tocantins a idade mÃnima para inicio da detecção precoce será a partir dos 45 anos, além disso, a Secretaria da Saúde já iniciou processo licitatório para contratação de uma central de laudos e está realizando parcerias com os municÃpios para estimular as mulheres a fazerem exames preventivos de câncer de colo do úteroâ€, finalizou.
O câncer de mama é uma doença que apresenta no Brasil 49 mil novos casos ao ano, com alto Ãndice de mortes. No Tocantins este ano já foram detectados 52 casos novos, o que aumenta a importância das mulheres procurarem uma unidade de saúde para realizar seus exames preventivos.
Para a presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, ElaÃse Fonseca Arruda, trabalhar com prevenção é a melhor solução para controlar esta doença e, neste sentido, a campanha do Outubro Rosa vem para chamar a atenção de todas as pessoas para o diagnóstico precoce. “Em todo o mundo pessoas, empresas e governos realizam ações de prevenção no mês de outubro. No Tocantins o Governo aderiu à campanha iluminando a fonte e a cascata da Praça dos Girassóis na cor rosaâ€, disse.