Facebook
17/04/2013 - 08h45m

Tocantins tem o maior percentual de servidores efetivos da história

Redação

      Com mais de 72,6% da força de trabalho sendo composta de servidores concursados, a atual gestão do Governo do Estado já alcançou o maior percentual de funcionários efetivos da história do Tocantins. Ao todo, são 34.393 funcionários públicos de carreira na administração estadual. Esse contingente de pessoas é responsável por 84,57% da atual folha de pagamento.

      Os dados foram apresentados nesta terça-feira, 16, pelo secretário Lúcio Mascarenhas em sessão realizada na Assembleia Legislativa. Conforme o secretário, no máximo até o final do ano, quando já estarão nomeados todos os aprovados no Concurso Público do Quadro Geral, incluindo quem está no cadastro de reserva, o percentual de efetivos será de 84%, que responderão por 92% da folha de pagamento.

      Durante a sessão, o secretário respondeu todos os questionamentos feitos pelos deputados estaduais, que agradeceram a presença do gestor e elogiaram a postura de Mascarenhas. “Isso mostra a transparência do Governo e mostra que o Estado está evoluindo no quadro de servidores, pois hoje são muito mais efetivos do que no passado”, destacou Osires Damaso, que presidiu a sessão.

      Entre as perguntas dos parlamentares, uma foi em relação ao aumento no número de servidores concursados do início de 2011 até agora, com a consequentemente redução na quantidade de funcionários com cargos de confiança (comissionados). “Eu não quero olhar no retrovisor, mas respeitando a sua pergunta, no começo de 2011 o Governador Siqueira Campos assumiu a gestão com 58% de servidores efetivos e 42% eram comissionados ou temporários. Hoje, nós temos mais de 72% de efetivos e quando nomearmos todos os novos concursados, teremos 84% da força de trabalho do Estado sendo composta por efetivos”, ressaltou o secretário.

Substituição

      O secretário também detalhou como funciona a substituição de servidores com contratos temporários pelos novos concursados. “Nós não temos como nomear todos os 6.352 (4.272 aprovados, mais 1.980 do cadastro de reserva) de uma vez só vez, por isso estamos nomeando aos poucos, mas até o final do ano todos deverão estar nomeados”, assegurou Mascarenhas, ao ressaltar a agilidade da atual administração que, mesmo tendo dois anos para convocar os aprovados, em mesmo de quatro meses já chamou 2.411 pessoas, 56% do total de vagas oferecidas pelo certame. Esse ponto, inclusive, foi elogiado por dois deputados: Toinho Andrade e José Bonifácio.

Comissionados

      Atualmente, conforme os dados apresentados pelo secretário, o Governo do Tocantins possui 1.475 pessoas ocupando cargos exclusivamente comissionados. No final de 2010, esse contingente era 1.441% maior e chegava ao número de 21.254 pessoas.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS