CIMDEA
Com o Centro Integrado de Inteligência e Monitoramento de Dados Espaciais Ambientais do Naturatins, o Estado passa a contar com um reforço no combate ao desmatamento, queimadas e crimes ambientais.
Nesta sexta-feira, 21, o Governo do Tocantins, com base nos dados do Centro Integrado de Inteligência e Monitoramento de Dados Espaciais Ambientais (Cimdea), do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), destaca que, na primeira quinzena de agosto deste ano, o Tocantins registrou redução de focos de fogo, comparado aos dados registrados no mesmo período de 2019. Do dia 1º a 15 de agosto de 2020, o Tocantins registrou 775 focos de calor, uma redução de 568 ocorrências, o que equivale a 42,29% dos 1.343 focos registrados no mesmo período em 2019, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O presidente do Naturatins, Sebastião Albuquerque, considera positiva a redução de focos de fogo no Estado, no período analisado e pontua. “O Governo do Tocantins investiu em tecnologia, modernização de equipamentos e aprimoramento de equipes do Naturatins. Estão em teste dois aplicativos para uso de técnicos e brigadistas dos parques estaduais. O primeiro vai orientar as ações preventivas de MIF [Manejo Integrado do Fogo] e o segundo vai oferecer dados, para ações de combate às queimadas ilegais”, enfatiza o presidente.
“Contudo, geralmente o período de estiagem se estende até meados de outubro. Para que a redução dos incêndios florestais e das queimadas ilegais seja efetiva, é preciso que todos adotem as determinações da Portaria de suspensão do uso do fogo e denunciem os responsáveis dos incêndios”, conclui Sebastião Albuquerque.
O gerente de Monitoramento e Gestão de Informação Ambiental do Instituto, Renato Pires, destaca a precisão de dados ambientais do Estado gerados pelo Cimdea. “A análise de imagens espaciais da cobertura vegetal pelo Cimdea permite maior precisão de dados da área monitorada para o combate de crimes ambientais. A combinação da baixa umidade, com ventos fortes, desmatamento e fogo interfere na qualidade ambiental e na sobrevivência humana”, afirma o gerente.
Com a aquisição de sistemas e equipamentos, que juntos eliminam processos físicos, o Naturatins passa a contar com registros mais precisos, seguros e que vão facilitar a montagem de processos. Além do reforço aéreo de drones e aeronave na fiscalização, todos os investimentos em tecnologia têm apoio da Agência de Tecnologia da Informação do Governo do Tocantins (ATI).
Cimdea
O Centro Integrado de Inteligência e Monitoramento de Dados Espaciais Ambientais (Cimdea) do Naturatins processa informações ambientais do Tocantins, para suporte à tomada de decisão da gestão, às ações preventivas e de combate aos incêndios e monitoramento do desmatamento. As informações sobre o Cimdea podem ser acessadas no endereço eletrônico naturatins.to.gov.br.