Facebook
03/12/2014 - 21h01m

Trabalho Infantil é discutido em Reunião Intersetorial em Tocantinópolis

Ascom Prefeitura

Na última quarta-feira, 26 de novembro, foi realizada em Tocantinópolis, no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde uma reunião Intersetorial  do Fórum Tocantinense para a Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Promoção da Aprendizagem (FETIPA), com objetivo de acompanhar as ações e estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

De acordo com representantes do Ministério do Trabalho, os encontros estão acontecendo em diversas cidades do Tocantins com o intuito de mostrar e debater essa realidade em país, objetivando propor melhorias nas ações de combate à exploração do trabalho de menores. Estiveram presentes na reunião os representantes da secretaria de Educação, Saúde, Esporte e Juventude; dos setores da secretaria de Assistência Social, o CREAS, CRAS, Projovem; Conselho Municipal da Criança e do Adolescente; SENAI; Diretoria Regional de Ensino; Conselho Tutelar; Empresa Bonasa e proprietários de borracharias e oficinas.

Na oportunidade, a coordenadora do Trabalho Decente, Glaucia Carvalho Alencar, da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social e os demais representantes dos órgãos participantes da reunião fizeram algumas exposições dos trabalhos que as referidas entidades trabalham a problemática da erradicação do trabalho infantil, bem como os índices atuais do trabalho infantil no Estado do Tocantins. Em detrimento a pauta da reunião, foi realizada a construção e apresentação do fluxograma de encaminhamento e atendimento à criança e ao adolescente identificado e/ou afastado do trabalho infantil no município de Tocantinópolis.

Segundo a secretária de Assistência Social Maria das Graças Carneiro, o município de Tocantinópolis é um dos que tem mais representatividade em relação aos serviços sociais. “Temos um gestor bastante compromissado com as causas sociais, não mede esforços para ajudar o município. Temos que desenvolver várias políticas públicas ao redor da família par que se tenha uma base fortalecida e capaz de conviver numa sociedade melhor e digna”, afirmou.

A secretaria destacando ainda que a Prefeitura em parceria com o SENAI estará ofertando mais opções de cursos para os jovens a fim de tirá-los do trabalho informal. “Iremos elaborar um fluxograma da realidade do município, fazendo vistorias em locais que ofertam serviços a menores, bem como o afastamento destes menores de suas funções de trabalho análogo. Para inserir esses jovens a melhores condições de oportunidades, no que se refere à educação, iremos montar turmas no SENAI para que esses jovens possam ter uma qualificação profissional e assim serem encaminhados às empresas na condição de menores aprendizes”, disse.

Segundo o palestrante Sr. Jalson Jácomo do Couto, auditor fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego do Tocantins o momento foi satisfatório e propício ao município. “O momento hoje foi muito primordial, pois discutimos assuntos desde a família ao trabalho infantil e as soluções para sanar esse obstáculo as nossa sociedade. Essa rede que compreende a Prefeitura e ao município é fundamental para resgatar nossas crianças, jovens e adolescentes”, comentou.

As ações estratégicas que serão desenvolvidas pela Prefeitura dividem-se em cinco eixos principais: informação e mobilização; identificação; proteção social; defesa e responsabilização e monitoramento. O acompanhamento das atividades desenvolvidas será feito por cada setor responsável do município.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS