CULTURA
Uma missa logo após a procissão fluvial pelo Rio Tocantins celebram neste sábado, 12, Nossa Senhora dos Navegantes em Tocantinópolis. A iniciativa vem buscar o resgate cultural da tradição no município, após 53 anos. A Diocese de Tocantinópolis que organiza a celebração.
A procissão inicia às 7h30 ,saindo do Porto do Limão, antigo porto das balsas. Ela passará pelo pedral do Braga e aportará na Ilha da Santa. A expectativa da gestão municipal é que o momento seja acompanhado por embarcações e reúna a população.
As atividades em veneração à padroeira da cidade, Nossa Senhora da Consolação, já acontecem desde o último dia 6 e seguem até a próxima até terça-feira, 15.
Tradição
Segundo a gestão, os moradores mais antigos contam que a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes foi trazida do Estado do Rio de Janeiro. Desde a época, ao final dos festejos, a população saia em embarcações enfeitadas até a Ilha da Santa para celebrações e bênçãos aos barqueiros e barcos. A gestão informou que após a volta dos barcos, a imagem seguia até a Igreja Matriz. Em 1964, a procissão teve que ser interrompida após a um acidente envolvendo dois barcos.