AÇÃO INTEGRA
Ação integra o PLS 2021-2026.
Com ênfase na educação ambiental, escuta e a promoção da cultura da sustentabilidade na Justiça Eleitoral do Tocantins, o Núcleo de Gestão Socioambiental e Estatística (Nugest) do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) encerrou a segunda fase do Projeto PLS nas Zonas Eleitorais após visitar seis zonas eleitorais da região do Bico do Papagaio, entre os dias 28 a 31 de agosto.
14 zonas eleitorais foram visitadas em 2022 e 19, em 2023. Durante os encontros a equipe do NUGEST apresentou um panorama da Gestão Sustentável e práticas de sustentabilidade inseridas no Plano de Logística Sustentável (PLS-TO) 2021-2026. O projeto alcançou pouco mais de 150 servidores e colaboradores das 33 zonas eleitorais do Estado, os quais também apresentaram as boas práticas de sustentabilidade adotadas nas atividades cartorárias e sugestões de melhorias.
“Essas palestras nos ajudam com situações que vivemos no dia-a-dia, que às vezes a gente naturaliza e não temos a atenção devida. Com a palestra a gente fica ciente das nossas atitudes e como mudá-las para melhorar o meio ambiente”, explicou Allan Jones Araújo Barbosa, chefe de cartório da 27 Zona Eleitoral de Wanderlândia.
Boas práticas
Em todas as zonas eleitorais visitadas durante a primeira e a segunda fase do projeto, notou-se que o uso do copo de vidro, em substituição ao descartável, já faz parte da rotina de trabalho nos cartórios, bem como a reciclagem e a destinação correta de papel.
Durante as abordagens às equipes das zonas eleitorais, um momento para a escuta ativa e coleta de informações para melhorar a execução do PLS do TRE-TO, que é composto por 18 eixos temáticos. Todas as sugestões foram anotadas em relatório e serão enviadas à gestão para conhecimento e tomada de decisão.
Sugestões de melhoria
Dentre as sugestões de melhoria apresentadas,foco para os eixos temáticos: Combustível e Gestão de Frota. Em Natividade, sede da 19ª Zona Eleitoral, o chefe de cartório Edgar Molas propôs a realização de um estudo para avaliar a viabilidade do uso preferencial do etanol nos veículos utilizados pelos cartórios. Já o chefe de cartório da 9ª ZE de Tocantinópolis, Elias Mesquita, sugeriu a utilização de aplicativos para gerenciar a frota de veículos do Regional.
Consciência ambiental
Na maioria das cidades visitadas, a correta gestão dos resíduos ainda é um desafio, tendo em vista a falta de estrutura local e a organização das associações de catadores visando à reciclagem e reutilização de papel, papelão, vidro, metal, plástico, pilhas, esponjas e resíduos eletroeletrônicos. Por esse motivo, o Nugest orientou aos servidores e colaboradores para que façam a guarda dos materiais e os encaminhem à sede do TRE-TO, em Palmas, através dos caminhões que fazem a rota para entrega de materiais e com isso promover o descarte correto para as associações parceiras do Tribunal. “Aprendi muito e a partir de hoje vou me dedicar mais para guardar as coisas. Já temos o hábito de guardar tudo e quando o caminhão passa aqui já enviamos tudo para o TRE-TO”, relatou Valdete Pereira da Silva, servidora lotada no cartório eleitoral de Augustinópolis, sede da 21ª ZE.
“É muito importante tudo o que foi repassado sobre a questão da sustentabilidade. Já estamos triturando o papel e enviamos para o TRE-TO. Há um bom tempo a gente já vem fazendo esse trabalho. Agora vamos nos atentar mais para a questão da coleta de água do ar-condicionado”, enfatizou Berenice Bastos, de Itaguatins, sede da 11ª ZE.
Além de promover a educação ambiental nas referidas zonas eleitorais, a equipe do NUGEST e dos cartórios visitados efetuaram o plantio de mudas de árvores frutíferas, como: acerola, goiaba, ata, romã e araçá.